A Diocese de Crato tem um novo Plano de Pastoral. Após discussão e contribuição das Foranias, o projeto final foi acolhido neste sábado, dia 14 de novembro. De 2016 a 2019, será incentivada a criação de novos movimentos e comunidades, implantação, dentro da Catequese, de uma pastoral familiar e também uma catequese voltada para o matrimônio, além de formações onlines com links no site da Diocese. O conceito principal do plano é dar “um rosto novo” às pastorais sociais, seguindo os pilares da “Igreja em saída”, presente no “Evangelii Gaudium”, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.
Em processo participativo, o texto sofreu pequenas alterações como a proposta de criação da Pastoral da Educação e a descentralização da assembleia para que, em vez de ocorrer a nível diocesano, possa acontecer nas próprias Foranias. Outra sugestão foi o fortalecimento dos Conselhos Comunitários e Paroquiais com visitas, formação e seminários feitos pelos Conselhos Diocesanos de CEB’s.
Depois de serem recolhidas pelos coordenadores dos Ministérios da Palavra, Liturgia e Caridade, as contribuições foram acrescidas ao plano, e, em seguida, relatadas, apresentadas e aprovadas pela assembleia.
Com o novo Plano de Pastoral Diocesano (PPD), a Igreja deu um importante passo no propósito de conferir, nos próximos anos, “um rosto novo” às pastorais sociais, seguindo as diretrizes de fortalecimento e criação de comunidades em torno da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade, bem como o caráter social da Igreja na defesa da vida no campo e na cidade, conforme fora pedido na Assembleia do Regional Nordeste I.

Uma Igreja em saída
Após ser acolhido em assembleia, a Igreja Diocesana têm a missão de abraçar o Novo Plano de Pastoral e contemplá-lo em nível de forania e paróquias.
Para o Bispo Dom Fernando Panico, os participantes provaram que “somos capazes de caminhar”, mas lembrou que a Diocese não é uma instituição avulsa, separada das paróquias, por isso ambas precisam estar unidas para projetar planos, caminhos e metas a serem alcançadas. “A Igreja é família, a Igreja é povo de Deus que caminha”, disse.
O Pastor Diocesano também conclamou que cada um possa “evangelizar as periferias existenciais, onde a vida é ameaçada, onde o povo vive tão fechado no egoísmo e na incapacidade de compreender o outro, de perdoar, de estender a mão”.
A Assembleia Diocesana de Pastoral aconteceu neste final de semana, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, na cidade do Crato, e reuniu cerca de 250 pessoas, dentre elas estavam o Bispo Diocesano, Padres, Religiosos e Religiosas, representantes de Paróquias, de Movimentos e Pastorais de caráter Diocesano, do Seminário São José e do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP).





