A Comissão Episcopal de Pastoral para Comunicação do Regional NE I da CNBB, publicou no último dia 23 de setembro mais uma carta circular, agora com o tema “Peregrinos da comunicação misericordiosa nas periferias existenciais”. O comunicado enviado as nove dioceses que compõe o regional, reflete sobre a dinâmica de evangelização utilizada nesta região particular e também sobre as atividades agendadas até o final do ano.
Leia a carta na íntegra:
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
DA CNBB REGIONAL NE 1
Circular 03/2016
Assunto: Primavera da Comunicação
Peregrinos da comunicação misericordiosa nas periferias existenciais.
Em torno de uma comunhão fraterna e de um compromisso desafiador, convido a todos a participamos dessa Primavera da Comunicação, alusiva ao mês de setembro, mês do despertar da primavera no hemisfério sul. Em nossa última reunião (08/08) falamos que a palavra chave desse quadrimestre seria ARTICULAÇÃO. Estaremos felizes se conseguirmos alcançar os objetivos propostos no que tange a articulação dos blocos e das coordenações pastorais nas dioceses.
Estamos observando uma movimentação cada vez mais crescente das atividades comunicacionais nas dioceses do nosso regional, tendo exemplo de inserção nas redes sociais através dos vídeos e entrevistas (Crato, Crateús, Fortaleza e Itapipoca); das iniciativas de nossos programas de rádios voltados para a comunicação pastoral (Sobral, Iguatu e Crateús); do lançamento de subsídios voltados para a Pascom e suas atividades (Fortaleza – Região Nossa Senhora dos Prazeres); dos novos sites diocesanos (Itapipoca e Sobral), reformulados para uma comunicação eficiente e atrativa; além das parcerias cada vez mais pontuais em nossas atividades (Paulinas e Paulus). O que tudo isso quer nos dizer? Estamos vivenciando um período de abertura, ressurgimento e não podemos deixar nada parado. É um remover a terra, preparando-a para semear e se o bom Deus desejar iremos colher frutos.
No mês de novembro acontecerá dois momentos importantes no que envolve nossa missão de comunicadores: 1º O retiro anual da Comissão para a Comunicação e o 2º A avaliação e planejamento de 2017. Por isso é bom lembrar que: “O trabalho dos meios de comunicação católicos não é só uma atividade complementar que se vem juntar às outras atividades da Igreja: a comunicação social tem, com efeito, um papel a desempenhar em todos os aspectos da missão da Igreja. Não é suficiente, também, ter um plano pastoral de comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de facto, um contributo a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa[1].”
Por isso vamos à luta!
Abaixo se encontra algumas atividades pertinentes a cada coordenação, agendas e atividades propostas.
Esperamos que todos possam desfrutar desse momento entre várias realidades de comunicação e que o ardor de anunciar a mensagem do Divino Mestre, através da cultura da conectividade, seja cada vez mais crescente em nosso regional. Que a Mãe Aparecida, Senhora da Comunicação, Rainha e Padroeira do Brasil, nos abençoe.
Fortaleza, 23 de setembro de 2016.
Alex Ferreira
Comissão para a Comunicação Social
CNBB Regional Ne 1
[1] AETATIS NOVAE. Nº 17.
AGENDA DE ATIVIDADES:
OUTUBRO:
Articulação dos blocos
NOVEMBRO
11 e 12 – Retiro Anual para os Coordenadores da Pastoral de Comunicação
Local: Cetredi em Itapipoca
Facilitadora: Irmã Ivonete Kurten
Convidados: todos os coordenadores
21 – Reunião de Avaliação e Planejamento para 2017
Local: CNBB Regional Ne 1
Convidados: todos os coordenadores e assessores de comunicação





