Pelos Profissionais de Saúde: a intenção do Papa para o mês de abril

Compartilhe:

Intenção

Pelos profissionais de saúde

Para que o compromisso dos profissionais de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.

 

Reflexão

Neste mês, o Papa Francisco faz-nos olhar para todos os que, ao longo destes dois últimos anos, se empenharam com enorme esforço e sacrifício na resposta à grave pandemia da Covid-19: os profissionais de saúde. É no contexto do pós-pandemia que o Santo Padre coloca esta intenção, como um exercício de releitura deste tempo que marcou e continuará a marcar o mundo. Importa considerar que a pandemia trouxe ao de cima essencialmente duas coisas: por um lado, a fragilidade dos sistemas de saúde e o pouco investimento nos seus profissionais, já que, numa vasta maioria de países, estes sistemas acabaram por colapsar e os recursos humanos não foram suficientes para conseguir dar resposta eficaz a uma crise desta dimensão; e, por outro, como Francisco disse na sua Mensagem para o Dia Mundial do Doente de 2021, «a pandemia destacou também a dedicação e generosidade de profissionais de saúde, voluntários, trabalhadores e trabalhadoras, sacerdotes, religiosos e religiosas: com profissionalismo, abnegação, sentido de responsabilidade e amor ao próximo, ajudaram, trataram, confortaram e serviram tantos doentes e os seus familiares». Mas, além disso, um sério exame deste tempo de pandemia deve levar a considerar as suas consequências, para que algo semelhante não volte a acontecer no futuro. A consequência mais imediata é a constatação daquilo que ficou relegado para segundo plano, como diagnósticos e tratamentos adiados, mas também, por exemplo, especialmente nos países mais pobres, os esquemas de vacinação essenciais contra doenças de crianças que ficaram por fazer. Rezemos, assim, para que, além da gratidão para com estes profissionais, os governos se empenhem no fortalecimento dos sistemas de saúde e no apoio a profissionais de saúde e doentes, especialmente nos países mais pobres.

Oração

Senhor Jesus, que curaste com ternura a tantos doentes que se aproximaram de Ti, invocando a sua cura ou alívio, assiste com o teu Espírito Santo o pessoal de saúde que hoje continua a curar e a sanar os que estão doentes. Fá-los sentir o teu consolo e proximidade quando atendem os mais pobres e idosos, para que continuem a fazer crescer o Reino do Pai, tornando fecunda a missão de compaixão pelo mundo. Que estes profissionais encontrem nos governos e comunidades corações grandes que os apoiam e sustentem. Amém.

Desafios

Apoiar – De que modo pode expressar o seu apoio a quem trabalha em hospitais ou centros de saúde?

Dar assistência – Procure ter um gesto de proximidade e ternura para com aqueles que cuidam e atendem os doentes.

Cuidar – Tentar encontrar, nos próprios ambientes, ocasiões para dedicar tempo ao cuidado de pessoas doentes. Ou, já o fazendo, ter uma maior atenção do coração.

Atender à fragilidade – Ir ao encontro de serviços da pastoral da saúde ou dos doentes na própria paróquia ou comunidade e oferecer alguma ajuda ou serviço concreto.

Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts