Pastoral Familiar discute questões enfrentadas pelas famílias na atualidade

Compartilhe:

Neste domingo, 19, a Pastoral Familiar da Diocese de Crato proporcionou uma formação para aproximadamente 120 agentes de pastoral, no Círculo Operário São José, em Juazeiro do Norte- CE, com o tema “Pastoral Familiar: resposta da igreja aos problemas e questões familiares no mundo de hoje”.

Em todos os anos a Diocese de Crato promove este encontro que tem como objetivo animar a vida missionária de cada agente, e trazer uma formação para trabalharem junto com as famílias em suas paróquias. Neste ano, representantes de 15 paróquias estiveram presentes.

Da esquerda para direita: Eliane Monteiro, Pe. José Claúdio, Manoel Messias e Pe. Joaquim Claúdio. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para direita: Eliane Monteiro, Pe. José Cláudio, Manoel Messias e Pe. Joaquim Cláudio. (Foto: Patrícia Silva)

Segundo o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na diocese, Pe. José Cláudio da Silva, a escolha da temática está de acordo com o Sínodo dos Bispos sobre a Família. “O Sínodo dos Bispos sobre a Família, que vai acontecer a segunda etapa em Roma, traz algumas mudanças não no que se refere ao que seja a família, mas algumas situações em que ela se encontra como os modelos de família, comportamento, relações entre pais e filhos e outras coisas que envolve a vida familiar. Por isso estamos propondo esta formação, para que nossos agentes de pastorais saibam lidar com as situações da atualidade”, disse.

Na discussão os problemas econômicos, onde o ter vale mais que o ser, o hedonismo, prazer pelo prazer, e a evolução da tecnologia foram visto como algumas das principais posturas ideológicas que afetam a família cristã no mundo de hoje.

Momento de formação. (Foto: Patrícia Silva)
Momento de formação. (Foto: Patrícia Silva)

Para isso se faz necessário uma formação permanente, que defenda a moral cristã em meio a modernização, fato que para o assessor do encontro, Manoel Messias de Sousa, torna ainda mais importante o trabalho da pastoral familiar. “A família segundo o plano de Deus é o centro de tudo. Não existe sociedade sem família, ela é a célula fundamental de toda sociedade. Uma família doente torna a sociedade também doente. Nossa preocupação com a evangelização da família é transformar as famílias em verdadeiras igrejas domésticas”, afirmou.

Manoel Messias de Sousa, juntamente com sua esposa Eliane Monteiro Sousa estiveram presentes representando a Pastoral Familiar do Regional Nordeste I da CNBB.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts