Ao final do mês passado, aconteceu a primeira capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade a ser implantada na cidade de Barbalha. O encontro contou com a participação dos paroquianos das paróquias de Santo Antônio e São Vicente.
O coordenador da Pastoral, Rogério Melo ressaltou a alegria em colher mais esse fruto na Diocese de Crato, sobretudo, no ano da Misericórdia. “Que esta semente que foi plantada possa germinar, crescer e dá frutos de sobriedade ao povo Barbalhense. A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química”, ressaltou.
Segundo Melo, esta é uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

A Pastoral da Sobriedade é uma resposta da Igreja a uma problemática social. Melo considera, pela sua experiência, que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas. “Cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade”, afirmou.





