A Pastoral da Pessoal Idosa (PPI) está completando 10 anos de atividades na Diocese de Crato. Para comemorar a data e lembrar histórias que marcaram a caminhada, líderes comunitários e voluntários participaram de Santa Missa em ação de graça, celebrada na manhã deste sábado (19), na Basílica Santuário da Mãe das Dores, em Juazeiro do Norte- CE, presidida pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Viceli Basílio Vidal, e concelebrada pelo padre Cícero José da Silva.
Durante a homilia, padre Vileci disse que a missão desempenhada pela Pastoral da Pessoa Idosa é semelhante ao que o Papa Francisco chama de “Igreja em missão”, porque vai ao encontro daqueles que necessitam e estão na fase final de suas vidas.
Implantada na Diocese em 2005, a Pastoral da Pessoa Idosa segue o mesmo modelo e metodologia da Pastoral da Criança, fundada pela médica Zilda Arns, de valorizar a vida até sua fase final, apoiando os programas de cuidados paliativos, bem como atuar na prevenção da violência e maus-tratos, de modo a propiciar um envelhecer mais saudável.

À frente desse time de mobilizadores, a coordenadora da PPI na Diocese de Crato, Zélia Vieira Leite, conhecida por Dona Dadá, comemora a ascensão da pastoral, que atualmente conta com 403 líderes, distribuídos em 29 paróquias e 142 comunidades, que acompanham, por mês, cerca de 2.623 famílias, além da visita a 3.351 pessoas idosas. Para ela, apesar de alguns líderes terem adormecido no meio do caminho, é imensa a alegria ao ver a quantidade de idosos atendidos.
Os atendimentos são feitos por equipes de voluntários, que fazem visitas domiciliares e acompanham mensalmente o bem-estar dos idosos e suas famílias, como Dona Sinhá, de 67 anos. “Cada mês que a gente volta nessas casas, eles se sente, assim, felizes, com histórias pra contar. A gente sai de lá tão leve, de passar aquela confiança pra eles e receber deles aquelas novas experiências. Cada vez que eu visito, eu saio feliz”, conta.
Para o coordenador regional, Rubem Costa, a comemoração dos dez anos significa um despertar do voluntariado para outras comunidades. “O que é alcançado ao longo de tudo isso são as histórias que os idosos trazem pra gente nos encontros que a gente tem com eles, na melhoria de vida deles”, afirma. Ele também destaca que não imaginava encontrar tamanha organização da PPI na Diocese de Crato e, por isso, pretende levar o exemplo a outras dioceses do Regional Nordeste I.

Para saber mais
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio de atividades como a valorização das histórias de vida, experiências e sabedoria adquiridas ao longo da vida, sempre respeitando como guardiã da memória coletiva. Outras informações podem ser acessadas em: www.pastoraldapessoaidosa.org.br


								
													


													
													