Coordenadores da Pastoral da Criança se reuniram no último fim de semana, 03, 04 e 05 de dezembro, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, Ceará, para a Assembleia Eletiva e celebração dos 30 anos de missão da pastoral na Diocese de Crato.
A assembleia, que acontece anualmente, é um momento de aprofundamento, partilha e avaliação dos missionários, além de planejamento das atividades para o ano vindouro nas paróquias. Neste ano, os coordenadores paroquiais vão eleger o novo coordenador diocesano que atuará no cargo pelo próximo triênio.
O encontro foi assessorado pela Coordenadora do Regional Nordeste 1, Rita Célia, do município de Redenção, que refletiu a missão do agente da Pastoral da Criança e seus desafios: “A Pastoral da Criança é um organismo da CNBB que tem por objetivo acompanhar crianças em situações vulneráveis, e o líder da Pastoral da Criança é aquela pessoa que se dispõe a cumprir a sua missão que lhe foi confiada desde o seu batismo e que cumpre seu papel de cristão, promovendo a vida, com a grande capacidade de superação, onde, seguindo Cristo como guia, contribui para a plenitude da vida”, afirmou.

Ao final do mandato, a coordenação diocesana Vanda Oliveira, avaliou os trabalhos de forma positiva e disse que foi um período bom, mesmo diante de tantas dificuldades: “No mais, foi muito positivo quando entrei na Pastoral da Criança, em 2008, acompanhávamos poucas paróquias e hoje, nós estamos acompanhando 42 paróquias com a pastoral implantada’, considerou.
PARA SABER MAIS
A Pastoral da Criança foi fundada em 1982, pelo Cardeal Emérito, Dom Paulo Evaristo Arns, juntamente com sua irmã, a médica Zilda Arns, anteriormente com trabalho em pequena escala, em uma paróquia no município de Florestópolis – Paraná. Os trabalhos nasceram da conjunção de esforços para diminuir cada vez mais a mortalidade infantil, logo depois, a CNBB levou a proposta para todo o país.





