Pastoral da Criança realiza assembleia com foco em celebração jubilar

Compartilhe:

Em agosto de 2020, os 35 anos da Pastoral da Criança vão ser comemorados com festa e ações sociais. A ideia é que, durante o ano, sejam feitas visitas às paróquias, para promoção da Pastoral e da sua proposta em defesa da vida. “Todas as nossas atividades vão ser voltadas para esse acontecimento”, explicou a coordenadora diocesana, Rosijania Ferreira.

Para isso, os coordenadores paroquiais, de área (ou forania) e os multiplicadores esti reunidos, em assembleia, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, desde a sexta-feira, dia 22 de agosto. O encontro, que termina neste domingo, dia 24, avalia e planeja a caminhada a partir dos avanços e dos desafios da Pastoral no contexto urbano (sede paroquial) e rural (comunidades). Os trabalhos são divididos em grupos, onde é feito resgate das potencialidades e dos desafios enfrentados em 2019 e depois, em plenária, são partilhados para construção do calendário 2020. A coordenadora regional, Vanda de Oliveira, acompanha essa construção. Dentre as potencialidades de 2019 está a Campanha dos 1000 dias, celebrada no 3º domingo de cada mês. Leia mais, aqui: https://diocesedecrato.org/pastoral-da-crianca-campanha-faz-alerta-para-os-primeiros-1000-dias-do-bebe/

Na Diocese de Crato, a Pastoral da Criança integra 461 líderes, que acompanham 4.919 crianças, de 0 a 4 anos, e 306 gestantes, distribuídas em 40 paróquias, nas cidades de Crato (Forania 1), Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu (Forania 1); Milagres, Mauriti, Palestina (distrito), Missão Velha, Jamacaru (distrito), Barro, Penaforte, Jardim e Porteiras (Forania 3); Aurora, Lavras da Mangabeira, Mangabeira e Quitaius (distrito), Baixio, Ipaumirim e Umari (Forania 4); Assaré, Antonina do Norte e Salitre (Forania 5).

Coordenadora na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Penaforte, quase no extremo da Diocese, Eliane Nascimento contou que o grupo assiste mais de duzentas crianças. Apesar disso, disse que o desafio ainda é atingir pessoas para serem líderes, o que impede que todas as crianças sejam plenamente assistidas. Uma parceria com a Secretaria de Assistência Social do município, no entanto, tem conseguido envolver o público alvo da Pastoral (crianças e gestantes), como o estímulo à alimentação saudável e à vacinação, por exemplo. “A gente procura visitar e trazer as pessoas pra perto. Esse é o nosso trabalho. Para mim, é muito prazeroso e eu faço com muito gosto”, ressaltou.

O mesmo foi partilhado por Maria Saraiva, coordenadora na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipaumirim. De acordo com ela, o desafio é promover a Pastoral de Conjunto, ou seja, fazer com que as outras pastorais se envolvam na causa. Por outro lado, relatou a alegria em promover visitas às gestantes e às crianças: “A gente se aproxima muito, é uma família”.

Visita do Bispo

No meio da manhã deste sábado, dia 23, os líderes coordenadores receberam a visita do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele agradeceu a doação de cada membro, desejando que continuem a fazer o trabalho com motivação, para a construção do Reino de Deus, em defesa da vida.

Para saber mais:

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).

Continue lendo: https://www.pastoraldacrianca.org.br/missao

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts