A Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Francisco das Chagas, em Baixio- CE, foi instituída pelo padre Wesley Barros, em meados de 2012, quando a Igreja celebrava a solenidade da ascensão do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Desde que foi criada a pastoral contou com serviço de três coordenações que são nomeadas pelo pároco, depois de ouvir em reunião as indicações feitas pelo grupo. A nova coordenação possui sete membros: Luiz Domingos Pontes Neto, Maria da Conceição Moreira, Cícero Antônio Coutinho, Filipe de Souza Josué, Fernanda Pereira Ferreira Josué e Claudivânia Mendes Ramalho, ambos sob a coordenação de Regina Suitberta Trigueiro Pontes.
Na circular de nomeação, Pe. Wesley designou a PASCOM o serviço de viabilizar o que diz respeito à comunicação entre a paróquia e a comunidade. Da coordenação do programa “No coração da Igreja”, que vai ao ar na FM local de segunda a sexta, passando pelo acompanhamento dos momentos relevantes da vida da paróquia com cobertura redacional e audiovisual, à presença evangelizadora da paróquia nas redes sociais, como o Youtube e Facebook, o envio à imprensa escrita, falada e digital dos principais acontecimentos da paróquia até o vínculo com a Forania IV e a Diocese.
Para isso o Pe. Wesley diz que a paróquia deverá, nos próximos meses, investir mais na formação dos seus membros e na aparelhagem técnica necessária para um melhor desempenho da PASCOM.
Logo
O logotipo da Pascom foi pensado pelo próprio pároco. O símbolo da pomba, representa o Espírito Santo como motor de toda comunicação divina. Foi pelo Espírito, explica o padre, que os profetas comunicaram o desígnio de Deus. Pelo Espírito, o Filho se fez comunicação humana e revelou o rosto do Pai. Pelo Espírito, a Igreja prolonga esta comunicação que é vida em plenitude, e irradia as ondas da misericórdia pelo mundo.
No bico da pomba há um “tau” preso a um cordão, que seria a característica específica na ação comunicadora da Igreja. “O Tau e o cordão marrom fazem alusão ao carisma franciscano da paróquia de São Francisco e, como tal, nossa comunicação deve caminhar sobre as duas grandes expressões de vida de São Francisco: PAZ E BEM. Nelas resumimos o caráter e a responsabilidade espiritual e social da comunicação”, explica o padre.






