Mais de cem agentes de pastorais e movimentos da Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte, receberam na noite desta terça-feira, dia 03 de novembro, a visita do Ministério Diocesano de Liturgia, que tem à frente o padre Weslley Barros. O padre Aureliano Gondim e Adeleni Milfont também estiveram presentes.
Na visita, dentre os assuntos apresentados, estava o esclarecimento do que seria Pastoral e Ministério da Liturgia, linguagem adotada pela CNBB e também pela Diocese, mas que, segundo o padre Weslley Barros, ainda é causa de confusão, sobretudo, quando postos na prática, pelas equipes de trabalho. Enquanto a pastoral ocupa-se em coordenar e formar toda a paróquia, nas várias equipes existentes, para que estas caminhem de forma ordenada e dentro de um verdadeiro espírito litúrgico, o ministério abarca desde as equipes que trabalham a liturgia, as equipes de música, espaço, coroinhas até os ministros da Eucaristia, que integram a Matriz e também as comunidades.
Ainda de acordo com a explicação do padre, a liturgia acontece todas as vezes em que há uma reunião em torno da mesa da Palavra ou da Eucaristia, bem como a celebração dos sacramentos da Igreja, como o batismo e a unção dos enfermos. Assim, a liturgia é a arte de atualizar, no cotidiano, o grande Mistério de Salvação, revelada em Jesus Cristo. “Toda vez que nós nos reunimos, para celebrar, nos trazemos presentes, para o nosso agora, o Mistério da Salvação de nosso Senhor. Então, a liturgia acontece quando nós celebramos a Eucaristia, a Palavra de Deus, o Ofício Divino e todas as vezes que nos reunimos com espírito de fé, disse.

O responsável pela Paróquia São José do Limoeiro, padre Adelino Martins Dantas, acredita que após o encontro será possível uma melhor organização da equipe da Pastoral Litúrgica, cujo trabalho já vem sendo desenvolvido há algum tempo. “A presença da equipe diocesana, hoje, é exatamente para nos orientar nessa composição da equipe”, disse.
Para a coordenadora de liturgia da paróquia, Valderira Gomes de Alencar, o encontro com a equipe diocesana, veio para ajudá-la, justamente, no esclarecimento de dúvidas, além de ser oportunidade para fortalecer a integração entre os membros da liturgia. O mesmo desejo é reforçado pela paroquiana Ariolanda Semeão, que, embora participando de outra pastoral, considera o momento propício para crescimento e melhor desenvolvimento das celebrações litúrgicas tanto na Matriz quanto nas comunidades.
Até o final do ano, a expectativa do Ministério Diocesano de Liturgia é de que as visitas aconteçam em todas as paróquias da Forania II, que compreendem as paróquias de Juazeiro do Norte, Barbalha e Caririaçu.





