Na noite deste domingo, 29 de janeiro, aconteceu a missa em ação de graças pelo envio do jovem José Caboclo da Silva Santana, 25 anos, ao seminário propedêutico da Diocese de Crato CE.
A celebração se deu na capela de Santo expedito, pertencente à Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte. Foi nessa comunidade onde José iniciou seus passos como auxiliar de catequista há seis anos, passando posteriormente a catequizar crianças para a primeira eucaristia.
José Santana é filho da cidade de Nova Olinda e confessou ser Padre Adelino o primeiro sacerdote que conheceu, lá na sua cidade natal, onde este também foi Pároco antes de ser transferido para a Paróquia de São José do Limoeiro. Outra coincidência acompanha os dois: após dois anos da vinda de Padre Adelino para Juazeiro, José também vem para a mesma cidade e passa a morar dentro da área territorial da paróquia em que o Padre Adelino é pároco.
Seis anos após sua chegada, o jovem vive esse momento, que conforme relatou, “é muito significativo, uma vez que Deus chama e prepara, como agora, oportunidade em que possibilitou dar o seu primeiro passo para o sacerdócio”.

Algumas surpresas se deram em sua vida nos últimos meses, como a aprovação recente em dois vestibulares nos cursos de psicologia e história, caminhos opcionais para José trilhar, no entanto, segundo ele, o projeto de sua vida é de Deus, assim, escolheu o projeto que Deus preparou pra ele.
Durante a homilia da missa, o Padre Adelino frisou a importância do envio do jovem ao seminário, especialmente num mundo secular como o que se apresenta hoje, onde os pais projetam os jovens para outro tipo de vida, que não às vocações.
Nesse sentido, a família de José se mostrou muito orgulhosa e honrada em ter no seu meio um futuro padre. Sua mãe, Dona Antônia falou muito emocionada que “o orgulho é grande em poder encaminhar o filho ao seminário, ao caminho de Deus”.
O Padre Adelino finalizou dizendo que hoje foi um dia importante para a comunidade paroquial do Limoeiro, que com José completa três seminaristas enviados ao seminário, de certa forma, confirmando a completude do trabalho comunitário no tocante ao zelo às vocações, incentivando àqueles que manifestam o desejo pelo ingresso na vida religiosa.

Texto: Pascom/S. José do Limoeiro





