Paróquia São José do Limoeiro, de Juazeiro do Norte, realiza Assembleia Paroquial

Compartilhe:

Aconteceu de 23 a 25 de janeiro de 2017 a Assembleia Paroquial da Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte. Estiveram presentes durante os três dias cerca de duzentas pessoas que compõem todas as comunidades e setores da Matriz, onde vivenciaram este importante momento da igreja, que visa primordialmente entender o Planejamento Pastoral, tudo direcionado a partir da DGAE (diretrizes gerais da ação evangelizadora da igreja) no Brasil 2015-2019.

Os encontros foram dinâmicos e divididos em três momentos:

1º dia – Planejamento e Plano Pastoral, apresentado pelo Diácono Antônio Macedo;

2º dia – Apresentação das urgências e dos ministérios, explanadas pela Ana Geysa da Paróquia de Nossa Senhoras dos Milagres em Milagres CE;

(Ana Geysa Grangeiro, do Ministério da Caridade, conduzindo um dos momentos da Assembleia Paroquial. Foto: Pascom)

3º dia – Calendário paroquial e articulação dos ministérios da Palavra, Liturgia e Caridade, apresentados por Francilene, Carioca e Padre Adelino Dantas, todos da Paróquia São José do Limoeiro.

A intenção da assembleia é, sobretudo, direcionar às comunidades as dinâmicas propostas no PPD – Plano de Pastoral Diocesano para o quadriênio 2016 a 2019 a partir de eventos como esse e que segundo o Bispo Emérito Dom Fernando Panico, quando da apresentação do PPD, “esses encontros procuram dar continuidade às grandes linhas pastorais já delineadas nos planos anteriores e traduzir o desejo das lideranças que tem se tornado o grande luzeiro para o agir pastoral”.

No encontro, ainda foram explicadas as cinco urgências apresentadas aos ministérios supracitados. Elas refletem as necessidades das “ovelhas” que precisam ser pastoreadas, sendo elas:

Primeira urgência – Igreja em estado permanente de missão;

Segunda urgência – Igreja, casa de iniciação à vida cristã;

Terceira urgência – Igreja, lugar de animação bíblica da vida e pastoral;

Quarta Urgência – Igreja, comunidade de comunidades;

Quinta urgência – Igreja a serviço da vida plena para todos.

(Padre José Adelino Martins Dantas, pároco, falando aos participantes da Assembleia. Foto: Pascom)

No fechamento da assembleia as pastorais e movimentos presentes formaram equipes de acordo com as urgências e ministérios cabíveis a cada um, de modo a iniciarem seus trabalhos de integração e que de acordo com o PPD “são como uma engrenagem e deve ser trabalhada de forma transversal”, garantindo assim o bom caminhar das pastorais, grupos e movimentos.

Inserida no Ministério da Caridade, Dona Luzia, Coordenadora da Comunidade Divina Misericórdia no bairro José Geraldo da Cruz, também membro da Pastoral da criança, relatou que um gargalo enfrentado para esta importante pastoral é a integração com outras pastorais e comunidades que compõem a Paróquia e finalizou, dizendo: “espero que com o andamento dos ministérios aqui apresentados essa realidade mude para melhor”.

(Pastorais e movimentos presentes na Assembleia. Foto: Pascom)

 

*Com informações da Pascom/Paróquia S. José do Limoeiro

 

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts