A noite desta terça- feira, dia 13 de março, foi de formação para os membros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Juazeiro do Norte. O momento, ministrado pelo bispo dom Gilberto Pastana, aconteceu no salão paroquial e teve enfoque na Campanha da Fraternidade (CF) e círculos bíblicos.
Partindo das experiências vivenciadas na novena de natal, o objetivo deste encontro, segundo o pároco, padre Francisco Edvaldo Marques, é formar grupos de rua, tendo como base os círculos bíblicos e, a partir daí das reflexões sobre a Campanha da Fraternidade, realizar os encontros próprios da CF.
Por isso o bispo, em um primeiro momento, refletiu sobre a “Fraternidade e superação da violência”, tema da CF, e, em seguida, orientou os participantes a como realizar bons círculos bíblicos, dando dicas que foram desde a preparação até a realização do encontro. “Quer superar a violência? Construa a fraternidade. O melhor local para se promover a cultura da paz é na família, depois na comunidade. É preciso que as famílias tenham tempo para si. É importante que vocês, nos círculos bíblicos, visitem também a escola para que, tanto a família como a escola, seja espaço de convivência. Eduque as pessoas para a paz e não para violência. A qualquer gesto de violência corrija logo”, disse.
Dom Pastana ainda encorajou os participantes para missão de evangelizar. “Se vocês estão aqui esta noite é porque Jesus chamou vocês. Ele precisa de vocês para que vocês também ajudem a superar a violência e vocês vão ajudando a medida que vão realizando os encontros. O serviços que vocês vão realizar é um serviço vocacional. Vocês estão aqui vocacionalmente. Atendam ao apelo do Senhor. Se é um chamado de Deus, Ele é quem diz: ‘Ide, vão para onde eu lhes mandar’”, continuou.
Algumas dicas como além da reunião de planejamento se ter uma outra ao meio e ao final para avaliação, chegar cedo para acolher e acolher bem as pessoas dando-as atenção, conhecendo-as pelo nome, foram anotadas por Aparecida Maciel, membro da Comunidade São Lázaro. Segundo ela, tudo o que o bispo falou foi muito útil, por isso ela levará para ser colocado em prática na execução dos círculos bíblicos. “Foi muito gratificante”, resumiu.
Dentro da dinâmica da atividade, o bispo também pediu aos participantes que estimulassem ações concretas que expressam a conversão e a reconciliação, dentro do espírito da quaresma, tendo a consciência de que o circulo bíblico é um espaço de diálogo.
Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)









