Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Crato, conclui festejos à padroeira

Católicos em todo o Brasil celebram neste dia 12 de outubro de 2020 a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira desta nação, cujo título alude à aparição da Imagem a três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, no ano de 1717.

Na Diocese de Crato, de modo especial, a Paróquia do Bairro Gisélia Pinheiro, conhecido por “Batateira”, em Crato – CE, desde o último dia dois prepara o coração do povo para esta celebração da fé, inspirada pelo tema: “Mãe Aparecida, presente na Igreja doméstica, guia-nos a compreender e transformar os sinais dos tempos”. A escolha desse tema faz referência à atual situação de pandemia em que vive o mundo, em especial a região do Cariri

A missa solene, na manhã desta segunda-feira, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, Padre Joaquim Ivo Alves, e pelo pároco do distrito de Santa Fé, Padre José Eliomar.

Meditando o tema da festa, Dom Gilberto disse, durante a homilia, que o coronavírus está “nós ensinando a valorizar a família e a ficar mais tempo em casa”. O vírus também está, segundo ele, ensinando a ser mais Igreja doméstica e a rezar mais; valorizar os sacramentos e a vida orante. “Certamente, o que hoje nós pedimos mais é: ‘Senhor, concede-nos uma nova vida, uma vida que renasce do aprendizado desta pandemia’. O que nós precisamos para viver bem é sermos irmãos. E, para isso, não precisa de grandes coisas. Precisa de simplicidade e humildade”, destacou o pastor diocesano.

Os fiéis – em número reduzido, mas não menos fervoroso – cantaram, rezaram e deram vivas à padroeira. Antes da bênção final, também confiaram a vida aos cuidados de Nossa Senhora, motivados pelo bispo diocesano, que chamou da assembleia uma paroquiana por nome de “Aparecida” para segurar a Imagem enquanto se cantava um hino de consagração.

“Foi um momento diferente, porém a nossa sensação é de que o povo de Deus é um povo fiel e obediente, porque, apesar de tantas dificuldades, o tempo inteiro esteve presente, rezando e fazendo os seus pedidos e os seus agradecimentos a Deus”, disse o pároco, Padre Joaquim Ivo.

A programação da festa patronal da Batateira segue até a noite, com Santa Missa às 16h, seguida de procissão motorizada por 23 ruas do bairro e adjacências, culminando com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Acesse a galeria de fotos, clicando aqui: https://diocesedecrato.org/festa-de-nossa-senhora-aparecida-batateira-crato-2020/

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação