Paróquia mais antiga da diocese de Crato completa 267 anos

Na noite de hoje, 28, aproximadamente mil fiéis festejaram os 267 da paróquia de São José de Missão Velha- CE, a mais antiga da diocese de Crato, em uma celebração presidida pelo pároco, Pe. Joaquim Ivo dos Santos, e concelebrada pelos vigários paroquiais, Pe. Paulo Sérgio e Pe. Cícero Mariano, e o Monsenhor Eusébio de Oliveira.

O pároco lembrou que a cidade de Missão Velha foi a primeira a acolher os missionários capuchinhos, vindos de Salvador- BA, para evangelizar os índios Cariris residiam na região, dando inicio a uma longa história de amor ao anuncio do evangelho que hoje completa 267 anos. “Missão Velha tem a característica do primeiro anuncio, aquele que acolheu e vivenciou o evangelho de Jesus. A comemoração desta data é muito importante não só para o município, mas para todo o Cariri, para a diocese de Crato e toda a região. Precisamos não ficar satisfeitos apenas com o que já foi feito, mas temos a necessidade de ver a partir de hoje o que faremos, quais os desafios? A paróquia celebra 267 anos com esperança, alegria e fortaleza numa missão mais autêntica”, falou.

Da esquerda para a direita: Pe. Cícero Mariano, Pe. Joaquim Ivo, Monsenhor Eusébio e Pe. Paulo Sérgio. (Foto: Patrícia Silva)

Pe. Paulo, que foi ordenado há dois anos e encaminhado para a paróquia de Missão Velha, disse que fazer parte da história de uma paróquia tão antiga quanto essa é muito gratificante. “Muitos foram os padres que passaram por aqui e hoje o Pe. Ivo vem dando continuidade a esta história. Então eu me pergunto também como eu posso contribuir igual a eles para evangelizar este povo colocado sob os nosso cuidados?”

Na oportunidade o Monsenhor Eusébio, que já foi pároco da paróquia de São José, leu a provisão do Pe. Ivo que, assinada por Dom Fernando Panico, o concede a missão de pároco por mais seis anos. A assembleia exaltou neste momento acolhendo o pároco por mais este tempo em seu meio. “Pe. Ivo é sempre muito atento as necessidades do povo, das comunidades; ele é um padre que cuida do seu rebanho e vem fazendo um trabalho muito bom. Estamos muito felizes em saber que ele continuará conosco”, disse Ana Claudia da Silva.

Pe. Ivo com jovens do movimento EJC (Encontro de Jovens com Cristo). Foto: Patrícia Silva)

Dentro da realidade de sua permanência na paróquia, o Pe. Ivo elencou alguns desafios que tratará como prioridade em seu pastoreio. Dentre eles tem destaque o trabalho com a juventude, que é bombardeada por tantos males como as drogas, a falta de emprego e a prostituição; a família que está passando por grandes desafios nos caminhos de evangelização; e a evangelização de todas as classes para que a igreja seja cada vez mais eclesial, comunitária e participativa.

História

A Paróquia São José, foi criada em 28 de janeiro de 1748 sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, por provisão do visitador Manoel Freire, sendo desmembrada da freguesia de Icó. Posteriormente passou para a invocação de São José dos Cariris Novos, e depois São José de Missão Velha, como é conhecida atualmente.