Paróquia em Crato conclui festejos dedicados à Sagrada Família

Cantando louvores a Jesus, Maria e José, os moradores do bairro Vila Alta, em Crato, viveram dias de festa celebrando mais uma festa à Sagrada Família. Durante nove dias, a comunidade participou de diversos momentos de oração, com o Ofício da Imaculada Conceição rezado pela manhã, e o novenário celebrado todas as noites, na Igreja Matriz. Na noite desde domingo, 20 de dezembro, convidado pelo pároco, o Padre Ranilson Belém, o bispo diocesano se fez presente junto aos paroquianos, e presidiu a Santa Missa de encerramento.

O tema “Família e Fraternidade: Dom e Compromisso”, que norteou a festa, foi inspirado pelo tema da Campanha da Fraternidade e pela Encíclica “Fratelli Tutti”, publicada pelo Papa Francisco. Fazendo um convite a uma reflexão sobre a vivência na sociedade num clima de verdadeira amizade, o tem ainda retoma o apelo da Igreja de colocar os dons a serviço uns dos outros, como sinal de compromisso com a Fé professada.

À frente da comunidade paroquial há pouco menos de um ano, Padre Ranilson falou da experiência de organizar uma festa de padroeiro em tempo de pandemia. “Neste primeiro ano de trabalho, naturalmente já seria difícil planejar a festa paroquial sem ter noção dos costumes do povo da comunidade. Mas, graças a Deus e ao empenho dos agentes de pastorais, o grande e primeiro objetivo da festa de “renovar o espírito de oração no povo”, como um verdadeiro retiro espiritual, isso foi atingido”, disse.

O evangelho deste domingo, o 4º do Tempo do Advento destaca a figura de Maria, escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho. “Maria, que é membro desta Família Sagrada que vocês rezam e para quem recorrem os seus pedidos, é aquela jovem que o Senhor escolheu para fazer parte de seu mistério de amor”, destacou Dom Gilberto, em sua homilia. O bispo chamou atenção para a entrega e disponibilidade de Maria. “Diante do diálogo com o Anjo, Maria responde: ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra’. Uma vez que eu entendo a missão que o Senhor me chama, ele se dispôs e se oferece, assim como Maria, inteiramente ao plano de Deus”, concluiu.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação