Paróquia de Tarrafas conclui festa da padroeira com coroação e consagração

A Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Angústias e a consagração dos paroquianos aos cuidados d’Ela concluíram neste domingo, dia 15, a 102ª edição da tradicional “festa de agosto” no município de Tarrafas, a 107 km Crato.

Do lado de fora, tremulavam as bandeiras dos padroeiros das comunidades rurais assinalando a comunhão de oração, principalmente neste tempo de pandemia e isolamento social.

“Nós rezamos aqui, todos esses dias, aguardando este dia maior dedicado a Nossa Senhora das Angústias, pedindo especialmente pela sua proteção nessa pandemia. Rezamos por todos e pelos filhos ausentes”, disse o vigário paroquial, Padre Jeferson Santos.

À nove da manhã, teve início a santa missa cuja liturgia celebrou a Solenidade da Assunção da Virgem Maria, elevada em corpo e alma ao Céu. A Eucaristia foi presidida pelo administrador diocesano, Padre José Vicente Pinto, concelebrada pelo pároco de Assaré e administrador de Tarrafas, Padre Lindoval José da Silva, e Padre Jeferson, assistidos pelo diácono Ailton Araruna. Ao meio-dia, a salva de fogos na Igreja Matriz ecoou no céu e foi respondida por outras salvas – feitas das casas dos paroquianos- como manifestação deste dia solene e festivo. Ao fim da tarde, aconteceu a última celebração, seguida de carreata com a Imagem da Padroeira.

A Paróquia de Tarrafas é recente. Foi criada em 2012 no governo pastoral de Dom Fernando Panico. A devoção a “Mãe Augusta”, no entanto, já alcançou o seu primeiro centenário.

Veja alguns registros:

Por Patrícia Mirelly com auxílio da Pastoral de Comunicação (Pascom) de Tarrafas