Paróquia de Santana do Cariri abre oficialmente o Ano Jubilar Centenário

Compartilhe:

No último domingo, 31 de janeiro, os fiéis de Santana do Cariri participaram de diversas atividades que abriram o ano de preparação para o primeiro centenário paroquial, que acontecerá em Janeiro de 2017.

A programação foi iniciada pela manhã, às 6:00 horas, quando foi realizada a oração matinal e em seguida café partilhado. Ao meio dia, rezou-se o ofício Divino na Matriz, com salva de fogos. Às 17h, no monumento de Benigna, na entrada da cidade, houve a concentração dos fiéis.

Esteve presente neste momento, o Pastor Diocesano, Dom Fernando, que abençoou a nova imagem de Senhora Sant’Ana, adquirida para a solenidade. Após a benção, o Bispo dirigiu suas palavras de incentivo à comunidade, parabenizando pela festividade e concitando os fieis a bem participarem das atividades do ano jubilar.

Às 18h foi iniciada a procissão, na qual o povo santanense conduziu a imagem da padroeira até a Matriz. No patamar da Igreja aconteceu a Santa Missa Dominical, presidida pelo Pároco de Santana, Padre Paulo Lemos e concelebrada pelo Padre Joaquim Cláudio (Penaforte) e Padre Antônio Luiz  (Nova Olinda).

(Dom Fernando Panico ao lado dos Padres Paulo Lemos, Pároco de Santana, e Padre Joaquim Cláudio de Jati. Foto: Danilo Sobreira)
(Dom Fernando Panico ao lado dos Padres Paulo Lemos, Pároco de Santana, e Padre Joaquim Cláudio de Penaforte. Foto: Danilo Sobreira)

Ainda na ocasião foi feita a “vestição” dos novos coroinhas, que após um encontro paroquial integraram o novo grupo de coroinhas da paróquia. Esse é o primeiro dos grupos criados dentro das festividades de preparação ao centenário.

Por último foi entronizada na Matriz a imagem de Santa Ana, que lembra em traços fundamentais à antiga imagem da padroeira roubada da Matriz na década de 70. Esse foi um momento de muita emoção para o povo, principalmente para os que conheceram a imagem anterior.

O próximo evento do ano jubilar será no dia 21 de Fevereiro, quando a paróquia iniciará uma peregrinação com a imagem da padroeira pelas comunidades rurais, a começar neste dia pelo Sítio Cajueiro (Dom Vital).

Texto: Danilo Sobreira

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts