A Paróquia São José Operário, localizada no distrito Ponta da Serra, em Crato, abriu ontem, 7 de setembro, o ano jubilar em preparação aos 50 anos da paróquia que será celebrado dia 8 de setembro de 2017. A Santa Missa aconteceu na Quadra Poliesportiva Raimundo Ribeiro de Matos, próxima a Igreja Matriz, e foi presidida por dom Gilberto Pastana.
Logo na acolhida o bispo foi recepcionado pelo jovem Filipe Mesquita que na mensagem inicial disse “Bem-vindo, Dom Gilberto. Ponta da Serra o acolhe no Coração de Jesus. Sim, por que aonde está Jesus, aí está o Reino. Venha a nós o vosso Reino!”, fazendo menção ao lema episcopal do bispo.

Durante a homilia dom Gilberto ressaltou a importância de se viver em comunidade e da execução do Plano Diocesano de Pastoral na vida da paróquia. “Celebrar os 50 anos é recordar as pastorais e movimentos que por aqui passaram, reforçando a nossa atuação no Reino de Deus. Vocês estão perto dos 50 anos e certamente serão iluminados pela necessidade de fazer da paróquia uma comunidade de comunidades. É na comunidade que nós nos organizamos, crescemos, alimentamos a esperança e corrigimos os nossos erros. Quando a Igreja pede para que vivamos em comunidade é porque ela pede para que vivamos em função do Reino”, disse.
Ao final da celebração os jovens fizeram uma apresentação mostrando ao participantes que esta solenidade abria o ano eucarístico na Paróquia e, logo após, realizaram uma procissão com Jesus Eucarístico até o altar, onde foi dada a bênção do Santíssimo Sacramento.

O Jubileu
Criada em 8 de setembro de 1967 pelo terceiro bispo da Diocese de Crato, dom Vicente de Araújo Matos, a paróquia de Ponta da Serra possui hoje 26 comunidades e tem como pároco o padre José Ricardo de Barros Sales. A preparação para o ano jubilar em comemoração aos 50 anos acontece desde 2015.
Em 2015 foi o ano Mariano que teve o objetivo de preparar os fiéis para acolherem bem a Palavra de Deus que ilumina a vida pastoral. Como fruto deste primeiro ano pode ser citado a organização da paróquia em pequenos setores para que a evangelização e catequese acontecesse com mais eficácia. Os círculos bíblicos. A celebração do Ofício Divino das Comunidades e a celebração Dominical da Palavra de Deus foram iniciativas promovidas nas comunidades.

Em 2016 foi o ano Josefino onde houve uma maior dedicação ao ministério da caridade. Neste ano foram implantadas as Pastorais da Criança, Pessoa Idosa, Juventude, Família e Sobriedade. “Queremos ser uma Igreja a serviço da vida plena para todos”, disse o pároco.
Agora até setembro de 2017 estará acontecendo, junto ao ano jubilar, o ano eucarístico onde os olhares e atividades da comunidade se voltam para o ministério da liturgia. “Um dos principais objetivos deste ano é fazer com que as comunidades celebrem aos domingos a Palavra de Deus, tenham uma atenção especial para todos os sacramentos, celebrem bem os sacramentos. Que seja intensificado o trabalho da pastoral litúrgica, da formação dos agentes nesta pastoral”, explicou o pároco.

De acordo com o padre Ricardo, no decorrer do ano jubilar também será entronizado Jesus Eucarístico em todas as capelas da paróquia, além da realização de Semanas Eucarísticas, Congresso Eucarístico Paroquial e culminando com um tempo de missão, para fazer com que os paroquianos se aprofundem mais na espiritualidade eucarística.





