Paróquia de Missão Velha inicia festa do padroeiro com mudanças na tradicional programação

Foi na conclusão da festa de São José, em 19 de março de 2020, que o governo estadual do Ceará publicou decreto restringindo a circulação de pessoas, suspensão de atividades não essenciais e fechamento das igrejas e de outros ambientes que pudessem ocasionar aglomerações, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19. Desde então, paróquias e comunidades precisaram se adaptar ao novo contexto.

A Paróquia de Missão Velha, por exemplo, uma das mais antigas da Diocese de Crato, com 273 anos de história, precisou modificar, quase que completamente, a tradicional programação do padroeiro São José.

“O nosso povo é compreensivo e tem ajudado muito nesse sentido. Houve modificações naquilo que os fiéis podem participar, por exemplo: a caminhada com a bandeira de São José nós não fizemos, fizemos uma carreata. As caminhadas para as ruas e setores também estão suspensas durante este ano. Possivelmente, a procissão de São José será substituída por uma carreta. Agora, a presença orante nas celebrações a gente vem conservando dentro das recomendações”, disse o pároco, Padre Antonio Luiz do Nascimento.

No interior da Igreja Matriz, as demarcações nos lugares reservados aos fiéis (agora distribuídos em 30% da capacidade, segundo as orientações do governo estadual) e distribuição de álcool gel na entrada e nas laterais foram intensificadas, para que os paroquianos possam prestar as suas homenagens filiais em segurança.

No início dos festejos alusivos nesta segunda-feira, dia primeiro de março, os devotos acolheram o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, que durante a homilia da Missa também reforçou os cuidados para evitar a Covid-19. “A maior oração é a prevenção. Nem todos poderão participar presencialmente, mas podem rezar em casa, na riqueza da Igreja doméstica”.

O paroquiano Jarllam Lima cresceu vendo uma multidão acorrer à cidade, principalmente no último dia da festa, vinda das mais diversas partes da Diocese – e mesmo de outras regiões – para invocar a proteção de São José na esperança de bom inverno. Segundo ele, ainda que haja restrições mais severas não conseguem diminuir o apreço sentido pelo povo.

“Eu nasci e me criei nessa paróquia. Então, existe uma memória afetiva muito grande. E, hoje, no contexto tenso da pandemia, dessa segunda onda, o que eu vou percebendo, tanto na igreja quanto nas casas, é a continuidade dessa fé, mesmo que à distância. A fé dos idosos, por exemplo, muitas vezes na simbologia do altar, na oração, na igreja doméstica permanece, muitas vezes é até maior, porque se confia a São José”, considerou.

Programação

A festa de São José está dividida em duas partes: de 1º a 9 de março, os fiéis participam de missa votiva, às 19h, na Igreja Matriz; e do dia 10 ao dia 18, do novenário preparatório, seguido de missa. Em virtude do atual decreto estadual, que determina toque de recolher das 20h às 5h, de segunda a sexta, e das 19h às 5h, sábado e domingo, as celebrações foram antecipadas para as 17h30 até o próximo dia 7. Antes, às 6h, também é rezado o ofício de São José. É possível acompanha-las pela página da paróquia: https://www.facebook.com/psj.mv/

Acesse a galeria de fotos da abertura dos festejos: https://diocesedecrato.org/festa-de-sao-jose-missao-velha-2021-2/

Por: Patrícia Mirelly| Assessoria de Comunicação