Paróquia de Lavras recorda cinquentenário da morte de Padre Alzir Sampaio

Na conclusão dos festejos alusivos ao padroeiro São Vicente Ferrer, a paróquia de Lavras da Mangabeira fez memória ao Padre Alzir Ferreira Sampaio, falecido há exatos cinquenta anos (1971-2021). O corpo dele está sepultado no interior da Igreja Matriz, da qual foi pároco por 33 anos. Era natural de Barbalha e recebeu a ordenação sacerdotal das mãos do primeiro bispo de Crato, Dom Quintino Rodrigues, em setembro de 1925.

A programação, iniciada no último dia 26 de agosto, foi concluída no domingo, dia 5 de setembro. Ao longo desses dias, a comunidade paroquial participou de adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de devoção à Virgem Maria, por meio do canto do Ofício, peregrinação da Imagem do Padroeiro por todos os bairros da cidade, além da recitação da novena preparatória.

Às seis da manhã do domingo, a alvorada anunciou o dia patronal. A missa solene teve a presidência do pároco de Ipaumirim, na circunvizinhança, Padre Evaldo Alves, concelebrada pelo pároco e vigário da Paróquia São Vicente Ferrer, respectivamente, Pe. Joaquim Cláudio e Pe. Tarcísio de Sales, além do Pe. Davi, vigário paroquial da Paróquia de São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, assistidos pelo diácono Vital. Após a celebração, ao lado da Matriz, houve ainda sessão de autógrafos do livro “Padre Alzir, um gigante da fé”, escrito por Luiza Correia Lima, e uma exposição de objetos pessoais dele.

Ao fim da tarde, a Imagem de São Vicente Ferrer foi levada em procissão pelas ruas da cidade em um carro-andor alusivo ao cinquentenário da morte de Pe. Alzir, contendo a capa do livro que conta a história e datas marcantes da vida dele. A Bênção do Santíssimo Sacramento, no patamar da Igreja Matriz, após o retorno da carreata, e uma queima de fogos marcaram a conclusão dos festejos que deixaram muitos frutos e os corações ardentes de amor a Cristo, que, por intercessão da Vigem Maria e de São Vicente Ferrer, derramou muitas bênçãos sobre a Paróquia.

Editado por Patrícia Mirelly, com informações e fotos de Raiane Macedo, da Pastoral da Comunicação