Paróquia de Ipaumirim realiza tradicional romaria em honra a São Sebastião

Compartilhe:

A Paróquia Imaculada Conceição, na cidade de Ipaumirim, realiza nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, a romaria de São Sebastião, que atrai devotos de todos os recantos do Ceará e também de Estados vizinhos. A maioria dos peregrinos vem a pé de suas cidades. Outros sobem os 204 degraus de joelhos. Há ainda aqueles que deixam ex-votos e acendem velas ao Santo em forma de penitência.

Os festejos, que começaram no dia 11, quando os fiéis conduziram a imagem de São Sebastião da capela da Pedra para a Igreja Matriz, onde ocorreu a novena até o dia 19. No dia 20, pela manhã, uma Missa foi celebrada na Pedra, seguida de outra, solene, na Igreja Matriz. À tarde aconteceu a procissão pelas principais ruas da cidade. Nesta quinta-feira (21) a imagem será reconduzida à capela da Pedra. A Paróquia de Ipaumirim celebrará, em 2019, o centenário da Romaria e está iniciando, neste ano Santo, o triênio de preparação.

Tradição

A Romaria de São Sebastião teve sua origem por volta de 1919 quando, segundo relatos uma senhora da comunidade, Maria Lúcia, por penitência, fazia uma caminhada diária ao morro que depois passou a se chamar Pedra de São Sebastião. Lá, ela deixou uma imagem do Santo, encontrada, depois, por caçadores que a conduziram à capela da Vila de Alagoinha, hoje cidade de Ipaumirim. Sabendo do ocorrido, Maria Lúcia reconduziu a imagem da capela para a Pedra. Como o fato voltara a se repetir, muitos pensaram se tratar de milagre que, embora esclarecido, acabou dando início uma peregrinação ao lugar. Em 1920, o coronel João Augusto Lima fixou, no topo da Pedra, um cruzeiro com um nicho para a imagem, abrindo caminhos para a Romaria. Em 20 de janeiro de 1957 foi inaugurada a capela e em 2000 foram construídas as escadarias e o anfiteatro para a celebração das Missas.

(Romaria de São Sebastião, em Ipaumirim, acontece desde 1919. Foto: Israel Pereira)
(Romaria de São Sebastião, em Ipaumirim, acontece desde 1919. Foto: Israel Pereira)

Com informações de Israel Pereira

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts