Paróquia de Assaré conclui os festejos à padroeira, Nossa Senhora das Dores

Após oito dias de atividades intensas e vinte um dias de peregrinações nas diversas comunidades da paróquia, nesta quarta feira (15), a comunidade paroquial de Assaré, a 78 km de Crato, concluiu as festividades em honra à padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores. Cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção à disseminação do novo coronavírus, as missas, momentos devocionais, adorações e atividades pertinentes aos festejos foram realizados de forma híbrida com a participação presencial e controlada dos fiéis, bem como transmissões através do meios de comunicação da paróquia.

O pároco, Pe. Lindoval Silva, e o vigário paroquial, Pe. Jerfeson Santos, com o auxilio do diácono transitório, Ailton Araruna, conduziram os momentos fortes de espiritualidade, com exposição e adoração diária ao Santíssimo Sacramento, Oficio da Imaculada Conceição, confissões e ‘setena’ da padroeira durante os oito dias de festa. Pela paróquia também passaram diversos padres da Forania 5 (Mártir Benigna) que contribuíram com a pregação em cada noite.

Na programação deste 15, foram realizadas três missas – 07h, 09h e 16h – e uma carreata mariana às 18h. Destaque para a Missa Solene, que contou com a participação e a pregação do Mons. José Honor de Brito Filho, hoje aposentado. Dentre a sua vasta experiência sacerdotal na Diocese de Crato está a função de formador no Seminário São José, membro do Conselho Presbiteral e secretário do Bispado, além de pároco da Catedral de Nossa Senhora da Penha, da Paróquia de São Miguel e da Paróquia São Vicente Férrer – hoje Santuário Eucarístico Diocesano – todas em Crato, onde atualmente reside.

Na sua homilia, Mons. Honor de Brito destacou a presença de Maria como padroeira da terra do Patativa. “Falar sobre Maria Santíssima (…) na vida de todos vocês, filhos desta terra privilegiada que tem por mãe, padroeira, Nossa Senhora das Dores. Das Dores… momento forte da vida de uma mulher, momento de dor, momento de sofrimento, mas, sobretudo, momento de dedicação, de amor, que nos faz imagem como semelhança de Deus.”. E continuou: “[…] Toda mulher, no momento de ser mãe, é um momento de dor, é um momento de sofrimento que ela assume com responsabilidade, que ela assume com muito amor e não se arrepende nunca de ter passado por esse momento ao ver o filho que cresce, que se desenvolve, que se aperfeiçoa e, na perspectiva da Bíblia, da Sagrada Escritura, vai se tornando, com seu esforço, com a ajuda da mãe e do pai, vai se transformando como imagem, como semelhança de Deus. É esse o momento forte da nossa vida, que nos enriquece, que nos engrandece, que nos valoriza como ser humano que sabe assumir durante a sua existência esta responsabilidade”, finalizou.

Colaboração: PASCOM Assaré

Fonte: Paróquia de Assaré