Paróquia, comunidade de fé: organização e planejamento são pilares fundamentais para ação evangelizadora

Compartilhe:

A comunidade é uma família de fé que precisa ser organizada do mesmo modo que uma família parental. Deus não está na desorganização. Daí a necessidade de examinar, pensar, planejar e executar os passos que precisam ser dados rumo à formação de “Comunidades de Comunidades”, como deseja a proposta da Igreja em Saída, presente na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco.

A este respeito tratou o encontro de formação ministrado por dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, na Paróquia São Sebastião, distrito de Mangabeira, na manhã deste sábado (18). A formação é parte da programação da Assembleia Paroquial de Pastoral, que segue até amanhã, domingo (19).

Apresentando orientações sobre conselhos comunitários (que devem ser formados pelos mais diversos segmentos representativos da paróquia, cujo principal objetivo é participar, ativamente, da ação evangelizadora) o bispo refletiu, inicialmente, sobre os “valores do mundo” que, permeados de individualismo, ganância, consumismo e relativismo, fragilizam o conceito de comunidade, ligado à partilha e fraternidade.

(O padre, junto ao conselho pastoral, são fundamentais para acompanhar e avaliar a ação evangelizadora. Foto: Patrícia Mirelly)

Depois explanou que, para repensar o serviço que a paróquia oferece à evangelização, é importante estar bem organizada através de três pilares: assembleia, conselho e coordenação, espaços que facilitam a participação de todos e comunique o espírito de colegialidade e corresponsabilidade e, assim, responder às diretrizes e prioridades contidas no Plano de Pastoral Diocesano.

Para a paroquiana Gisalda Mangueira Ribeiro, do Apostolado da Oração, este primeiro momento de formação “foi de grande proveito”, principalmente, no que toca à motivação dos fiéis. “Tem gente que só participa da missa, mas não pode ser assim”, pontua.

Na avaliação do pároco, padre Antônio Clementino, a palavra e presença do pastor diocesano na assembleia “dá luzes a fim de que as pessoas despertem e se entusiasmem a assumir o protagonismo leigo”. A partir daquilo que o bispo sonha – diz o padre – a gente passa a sonhar junto, pois o que está no coração dele também está no coração da Igreja.

A Assembleia Paroquial de Pastoral de Mangabeira segue até o domingo. Até lá, temas ligados ao Plano Pastoral Diocesano estarão na pauta de reflexão, agora assessorado pelo coordenador de pastoral, padre Vileci Basílio Vidal.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts