Acontece de 09 a 19 de abril a 202ª Festa de São Vicente Ferrer, patrono do município de Lavras da Mangabeira- CE, pertencente a Forania IV da Diocese de Crato. A festividade, que atrai centenas de fiéis para as celebrações, este ano traz como tema “Paróquia: Casa da Palavra, da Eucaristia e da Caridade”.
O novenário é marcado por orações matutinas, visita aos bairros da cidade, celebrações eucarísticas, benção do Santíssimo Sacramento, e, na Matriz, em todas as noites a Santa Missa conta com um pregador diferente, sendo realizada logo após a parte social com vendas de comidas típicas e música ao vivo.
A festa deste ano, segundo o pároco, padre Evaldo Alves, traz um despertar nos paroquianos para a construção de uma paróquia comunidade de comunidades, de acordo com o documento 100 da CNBB, Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia. “O novenário em honra a São Vicente Ferrer oferece aos paroquianos de Lavras da Mangabeira uma vivencia mais comunitária da fé cristã, de acordo com o Evangelho, onde se experimenta comunitariamente a oração, a partilha, a gratuidade e sobretudo uma nova prática de uma paróquia evangelizadora, profética e missionária”, afirmou.

Os fiéis demonstram ânimo mediante a organização e aumento de participação nas celebrações como fala Socorro Garcia, “Para mim, é o fortalecimento da minha fé, pois sou engajada nas equipes de trabalho da paróquia e persevero cada vez mais junto com a comunidade cada um ao seu modo de ser, conquistando fiéis para a Igreja Católica e desejo não só para mim, mas para todos os devotos de São Vicente, o aumento da nossa fé, pois a cada noite do novenário tem um pregador diferente, que traz sempre uma mensagem nova de acordo com o tema proposto, para o nosso fortalecimento enquanto cristãos” disse.
O Padroeiro
São Vicente Ferrer, conhecido como “Trombeta do Evangelho”, nasceu em 1350 na cidade de Valência, Espanha. Com simplicidade, usando a linguagem do coração, foi auxílio aos doentes, aos mais necessitados e evangelizador dos justos e pecadores. Faleceu no ano de 1419 em Vannes, França.





