A Diocese de Crato, na figura de seu pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, uniu-se a todo o povo católico de Palestina do Cariri, distrito de Mauriti, para dar graças a Deus pelos primeiros dez anos de evangelização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, criada em 30 de dezembro de 2007, por Dom Fernando Panico, hoje bispo emérito.
Entoando em conjunto hinos e louvores por ocasião tão significativa, ao Altar do Senhor foram depositadas todas as ações evangelizadoras, bem como todas as pessoas que fizeram – e fazem parte – da comunidade paroquial, contribuindo, sobretudo, com sua edificação. A celebração festiva, presidida pelo bispo, foi concelebrada pelo pároco, Padre Cícero Caboclo, e Padre Fernandes José, pároco de Mauriti e primeiro administrador da paróquia de Palestina.
Na homilia, considerando os múltiplos acontecimentos que assinalaram a vida da paróquia, Dom Gilberto refletiu o que considerou “características fundamentais” para a paróquia de hoje, tão desejada pelo Papa Francisco. A primeira diz respeito à “pertença”. “Quando nós morrermos e chegarmos à porta do Céu, eu penso que a primeira pergunta que nos será feita é está: qual é a tua família paroquial? Onde tu celebravas a fé? Pertencer, meus irmãos, é fazer parte, é quando nos sentimos responsáveis pela comunidade, quer seja participando das missas dominicais ou engajados em algum movimento, pastoral, serviço. E é aí que nós entendemos que somos irmãos”, pontuou. A segunda característica trata-se da “vivência comunitária da fé”. “Nós não seremos salvos individualmente, seremos salvos na comunidade. Neste sentido, é preciso haver integração e comunhão de pensamentos e de coração”, e a terceira característica está ligada à “celebração”, “celebrar a presença de Deus na nossa vida e na vida da comunidade”. Esses três elementos – no entender do bispo – devem ser observados por todos, pois são eles os pilares da “Igreja em Saída”, aos moldes do Papa Francisco.
Para entoar em louvores
Em 2007, no dia 30 de dezembro, foi criada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Palestina, tendo por pároco o Padre Fernandes José, atual pároco de Mauriti. Hoje, a comunidade paroquial conta com 17 capelas, sob a administração do Padre Cícero Caboclo, auxiliado pelo Conselho Pastoral Paroquial.
Ao fim da celebração festiva pelos 10 anos de evangelização, iluminados pela Palavra e pelo Pão da Eucaristia, os fiéis cantaram juntos – e com fé – o hino ao Sagrado Coração. São muitos, portanto, os motivos que tornaram intensa a ação de graças do povo, fazendo dela uma oração coral: “Palestina se entrega e confia, neste enlevo de fé e de luz, aos sagrados auspícios divinos, do imortal Coração de Jesus”.
<< Padroeiro da comunidade paroquial Sagrado Coração de Jesus, Padre Fernandes (à esquerda), Padre Cícero Caboclo, Dom Gilberto e representantes do Conselho Pastoral. >>
Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação













