Papa Francisco anuncia “Ano Família Amoris Laetitia”

Nesta sexta-feira (19), solenidade de São José, a Igreja Católica anuncia a abertura do “Ano Família Amoris Laetitia”, uma iniciativa do Papa Francisco para comemorar os cinco anos da exortação apostólica (2016) fruto de dois sínodos realizados sobre a família (2014 e 2015). A intenção do Papa visa abranger todas as famílias do mundo através de diversas sugestões espirituais, pastorais e culturais que podem ser implementadas em dioceses, paróquias, universidades, movimentos religiosos e associações familiares. As ações são coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

“[…] Um ano especial para crescer no amor familiar. Convido a um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade. Rezo para que cada família possa sentir em sua própria casa a presença viva da Sagrada Família de Nazaré, para que ela possa preencher nossas pequenas comunidades domésticas com amor sincero e generoso, uma fonte de alegria mesmo em provações e dificuldades”, pediu o Santo Padre após a oração do Angelus no último dia 14 de março.

O principal objetivo é difundir o conteúdo relacionados a exortação apostólica Amoris Laetitia, anunciar que o sacramento do matrimonio é uma dadiva de Deus, fazer da família protagonista da pastoral familiar, sensibilizar os jovens e ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

Em comunhão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está preparando uma programação especial, e a Comissão Episcopal para a Vida e Família é o responsável por animar os preparativos.

“Durante o Ano Família Amoris Laetitia serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais”, informa o site da CNBB.

Leia mais, acessando: https://www.cnbb.org.br/igreja-abre-ano-familia-amoris-laetitia-19-de-marco/

Por: Maykel Galvão, seminarista e estagiário na Assessoria de Comunicação