Patrono da igreja, padroeiro do estado do Ceará e do município de Missão Velha na Diocese de Crato, o santo São José também possui grande devoção em Juazeiro do Norte- CE, onde é padroeiro da Paróquia São José do Limoeiro, que na tarde de hoje, 19, festejou o encerramento da festa com uma missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo pároco, Pe. José Adelino Martins Dantas.
A 43ª festa de São José iniciou dia 8 deste mês e trouxe como tema “Com São José buscamos ser Igreja a serviço do Reino”. Em todos os dias foram realizadas novena, missa, atos devocionais e quermesse com o diferencial no dia 19, onde além das celebrações de costume (salva de fogos, missa festiva e procissão de encerramento), foi acrescentada uma missa na parte da manhã, às 9h.

Segundo o pároco a devoção ao pai adotivo de Jesus é muito grande no estado e para a paróquia de São José, que possui 12 anos de paróquia, é uma festa tradicional. “Em 1972 a Ir. Nely Sobreira iniciou esse novenário, que tomou uma dimensão maior quando deixou de ser capela e se tornou paróquia, em 2003. Hoje a festa do nosso padroeiro já não é mais uma festa só do bairro limoeiro, mas da cidade de Juazeiro do Norte. Faço uma avaliação positiva da festa deste ano e estou muito feliz com o grande número de fiéis que participaram em todos estes dias”, falou.
Para Dom Fernando a festa de São José é uma das festas populares mais importantes celebrada em todo o mundo. “São José teve uma intimidade única com a Virgem Maria e Jesus. Educou o filho de Deus, ensinou o menino a ser homem e cuidou com atenção especial da família que Criador o confiou. Por isso toda a igreja tem por ele uma grande devoção”, disse.

A tradicional festa também é um momento de promover a unidade entre os paroquianos segundo a agente da pastoral do dízimo, Valderina Gomes, que participa da organização da festividade há 12 anos. “O amor e o desejo de servir a igreja é o que me faz querer cada vez mais contribuir com esta realização. Fortalecemos a nossa fé como comunidade através destes festejos”, explicou.
Sobre o que faz com que milhares de fiéis saiam de suas casas para participarem dos atos devocionais a São José a missionária Eliane Soares, diz “Vejo em São José o exemplo de um homem fiel a Deus, que renunciou os seus planos para cumprir a vontade do Criador. Isso me faz acreditar em que ele está a nos proteger e que intercede a Deus por nossas necessidades. Por isso sou devota dele”.
O saldo financeiro da festa de 2015 será aplicado no projeto de ampliação da igreja matriz.





