Padres da Forania 1 têm primeira reunião com novo vigário forâneo

Os padres que exercem o ministério na região forânea 1, composta por oito paróquias, três áreas pastorais e um santuário diocesano, no município do Crato, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, no auditório da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha. Foi a primeira reunião com o novo vigário forâneo, Padre Eliomar Tavares, que sucede ao Padre José Ricardo Barros. A ocasião também serviu para traçar o calendário de atividades para 2021, além de discussão sobre os estatutos para o Conselho Forâneo de Pastoral.

Pelos próximos dois anos, Padre Eliomar terá a missão de articulador promovendo e coordenando as atividades pastorais junto aos demais sacerdotes e agentes de pastoral, em comunhão com o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. E disse que pretende desempenhá-la esforçando-se para que os planos pastorais, programas e orientações diocesanas sejam refletidos e colocados em ação.

­ — Pretendo também desempenhar essa missão seguindo a metodologia já em prática na Forania, ou seja, em equipe. Como temos os 4 Pilares (Palavra,  Pão,  Caridade e Missão), decidimos de comum acordo  trabalhar na parceria com os representantes de cada Pilar das paróquias e áreas Pastorais, contando com um clérigo [padre] na assessoria para reforçar sempre mais o trabalho com os nossos valiosos leigos.

Padre Eliomar escolhido pelos demais padres para ser vigário forâneo da Forania 1 pelos próximos dois anos. Foto: Reprodução

Natural de Abaiara-CE, Padre Eliomar tem 50 anos de vida e 21 de sacerdócio. Já havia exercido a função de vigário forâneo entre 2009 e 2010, na Forania 3, quando foi pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Barro-CE. Atualmente, exerce o ministério como administrador da Área Pastoral Imaculada Conceição, em Santa Fé, distrito de Crato.

Até aqui o Senhor nos ajudou

Padre José Ricardo Barros, a quem Padre Eliomar sucede, é pároco da Paróquia São José Operário, em Ponta da Serra, distrito de Crato. Ele concluiu a missão de vigário forâneo após quatros anos. Neste período, destaca o fortalecimento dos conselhos paroquiais, econômicos e comunitários, iluminados pelas diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a dimensão sócio-transformadora e o crescimento das pastorais sociais, principalmente no momento mais crítico da pandemia.

— A gente também, aberto ao magistério do Papa Francisco, no trabalho com as famílias, fortaleceu mais e mais o trabalho com o serviço do ECC [Encontro de Casais com Cristo], o cuidado da nossa Forania com a Casa Comum, nessa luta de proteger as zonas especiais ambientais do Crato — isso também foi muito importante agora no finalzinho da nossa animação pastoral na Forania. Também a Escolha de Ministros da Palavra [agora na modalidade on-line] com mais de setenta futuros ministros da Palavra para celebrarem o “Dia do Senhor” nas nossas comunidades, na ausência dos padres, quando não tem a Santa Missa.

Para saber mais:

Forania ou região forânea é uma divisão do território diocesano, que integra as paróquias relativamente próximas. A Igreja de Crato é composta por cinco.

Postado por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação