Mensalmente os padres da Diocese de Crato que possuem de 0 a 10 anos de ordenação, participam de uma reunião de formação e espiritualidade, onde discutem e rezam sobre as diversas realidades e desafios pastorais vivenciadas em sua missão. No mês de outubro o encontro aconteceu hoje, 6, na Cúria Diocesana, em Crato- CE.
A pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, de que seja oferecida aos presbíteros uma formação permanente, este encontro visa também trabalhar a vivência sócio, econômica, política, religiosa dos padres sendo uma espaço de estudo propício para o amadurecimento do sacerdócio.

O padre Chagas Alves, pároco da Paróquia São Cristóvão, em Juazeiro do Norte, ordenado há 5 anos, fala sobre o crescimento que estes encontros propiciam em sua vida sacerdotal. “É através da formação permanente que os padres jovens vão adquirindo experiência no presbiterado, podendo assim reafirmar a cada dia a nossa vocação frente às diversas realidades que passamos. A igreja, por ter um caráter espiritual, nos ajuda a refletir a como melhor atender e assistir o nosso povo, nos ajudando a evangelizar bem para anunciar Jesus Cristo”, disse.
A proposta é que os encontros tomem uma dimensão maior, segundo o coordenador do clero diocesano, padre Benedito Evaldo Alves, abrangendo não só os padres jovens, mas todos os sacerdotes que exercem sua missão na região diocesana, formando assim a Pastoral Presbiteral.
A Diocese de Crato possui 107 padres diocesanos, dos quais 40 deles têm entre 0 a 10 anos de sacerdócio.





