O décimo dia do mês de dezembro é solene para o Padre Acúrcio de Oliveira Barros. Há exatos 25 anos, em Quixadá, ele foi ordenado sacerdote para Santa Igreja de Cristo, pela imposição das mãos do então bispo diocesano, Dom Adelio Giuseppe Tomasin. Para recordar esse dia feliz, uma missa foi rezada na capela do Seminário São José, em Crato, onde Padre Acúrcio exerce a função de reitor desde 2015. À cerimônia estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana e padres da Diocese de Crato, além de seminaristas, religiosas, familiares e amigos.
Em suas palavras, Dom Gilberto recordou a figura do pastor que zela por seu rebanho e não deixa que ele se perca. “Querido jubilando, Padre Acúrcio, essas palavras do Mestre e Senhor deve aguçar, em seu coração e sua mente, o insistente propósito de continuar a missão que lhe fora confiada. Continue sendo pastor dedicado, generoso, acolhedor e alegre aos serviços, a começar por este seminário, na comunidade eclesial e na nossa diocese. Lembre-se: a vocação ainda não está cumprida, mas à medida que segue vai sendo formada pela graça de Deus”.
Um momento marcante durante a celebração foi a homenagem preparada pelos seminaristas. A mensagem lida pelo seminarista Daniel Feitosa marejou os olhos de toda assembleia. Cada seminarista presenteou seu reitor com uma rosa, sinal concreto das sementes plantadas e regadas por ele no coração de cada jovem, que carinhosamente os chama de filhos.
Em resposta a todas as homenagens oferecidas, Padre Acúrcio recordou a oração que fez a Deus no dia de sua ordenação: “Neste dia em que comemoro o meu jubileu sacerdotal, sob os auspícios de Nossa Senhora da Penha, mãe dos sacerdotes, e aos pés de São José, patrono deste seminário e da Igreja, faço a mesma oração que fiz há 25 anos: ‘Ajuda-me a ser um padre santo, capaz de olhar para as fragilidades humanas para me encontrar verdadeiramente Contigo’”.
Inspirado pelo lema sacerdotal “Meu alimento é fazer a vontade do Pai” (Jo 4,34), que lhe acompanha nesses 25 anos, o reitor do Seminário São José se consagrou aos pés da imagem de Nossa Senhora da Penha, Imperatriz Constante da Diocese de Crato, renovando a oferta realizada naquele 10 de dezembro de 1994: ser operário da messe do Senhor.

Operário na Messe do Senhor
Nascido em Quixadá no dia 26 de julho de 1966, filho de Otilio Pereira Barros e Maria Julia Oliveira Barros, Padre Acúrcio é o décimo quinto filho de uma prole de 17 irmãos, dos quais dois abraçaram a vida religiosa. Cursou o Propedêutico no Centro Vocacional Pio XII, em Quixadá, no ano de 1987. No ano seguinte foi para Fortaleza, estudar no Seminário Maior Regional Nordeste 1 – CNBB. Na capital, em 1989 bacharelou-se em Filosofia no Instituto Teológico Pastoral – ITEP, com chancela de diploma pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. No mesmo instituto, no período de fevereiro de 1990 a dezembro de 1993 cursou o Bacharelado em Teologia.
Voltando a Quixadá, foi ordenado Diácono em 21 de maio de 1994. No dia 10 de dezembro de 1994 foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Adelio Giuseppe Tomasin. Neste mesmo ano, iniciou suas atividades no Seminário Maior de Quixadá como vice-reitor, permanecendo no cargo até 1996.
Fez Mestrado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana de Roma, no período de 1998 a 2000. Retornando ao Brasil, em julho de 2000, fez licenciatura em Ciência da Religião, na Universidade Vale do Acaraú, no período de 2001 a 2004.
Padre Acúrcio chegou à Diocese de Crato em janeiro de 2013, desenvolvendo trabalhos à frente do Seminário Diocesano São José: diretor espiritual residente (2013-2014) e vice-reitor (2013-2015). Em 2014, passou a assumir a direção geral do Instituto Diocesano de Filosofia e Teologia (onde se dá a formação acadêmica dos futuros presbíteros e de leigos), onde leciona desde 2013. Em julho de 2015, assumiu a função de reitor.
Em 2016, para o Ano Jubilar da Misericórdia, foi nomeado pelo Papa Francisco Missionário da Misericórdia. No ano seguinte, foi nomeado Missionário por tempo indeterminado. No mesmo ano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira o nomeia membro do Colégio dos Consultores Diocesano, cargo que ocupa até o presente momento.

Por: Mychelle Santos/Assessoria de Comunicação










