Perto das três da tarde deste sábado (14), quando o sol de setembro dava sinais de sua imponência, veículos ornados com fitas, flores, balões, faixas e imagens sacras estacionavam na Av. Castelo Branco, em Juazeiro do Norte. As placas, no entanto, eram de fora. Quase todas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe.
A assistente em educação, Altamira Nascimento, voltava da faculdade e quis saber que movimento era quele. “Como eu gosto muito de me divertir, tô aqui também”, disse. E pôs-se a olhar o que parecia ser um grande desfile: os enfeites eram aos montes e das formas mais criativas. Mas “os detalhes são os laços de coração que eu tenho com ela [a Mãe das Dores] e Ela tem comigo”, disse o alagoano José Carlos Santos.
Às vésperas da solenidade de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro, a “Procissão dos Transportes” tem lugar especial e é tida mesmo como tradição. Mais 300 veículos participaram este ano, segundo a Secretária de Turismo e Romaria.
Com alegria e satisfação, romeiros como Santos honraram a Mãe das Dores percorrendo algumas das principais ruas e avenidas de Juazeiro em caminhões, ônibus, carros e motocicletas, até o largo da Basílica Santuário. Na passagem, jogam balas e confetes. O pároco-reitor, Padre Cícero José da Silva, explicou que o gesto está carregado de significados. Um deles, talvez o maior, é a gratidão pela hospitalidade calorosa.
“Aqui é partilha da alegria”, brincou o bispo Dom Gilberto, saudando os devotos. “A Igreja é romeira e os romeiros são Igreja. Então, essa é uma manifestação bonita, na qual eles anunciam a romaria pelas ruas de Juazeiro. É um grande testemunho, uma grande campanha de evangelização das coisas que são de Deus: humildade, simplicidade e, sobretudo, aproximação com as pessoas”, acrescentou.
Os ônibus, caminhões e carros decorados foram avaliados por uma comissão julgadora. O resultado do concurso deve ser divulgado durante a Bênção do Chapéu neste domingo (15).
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação














