Na manhã desta terça-feira, dia 11 de julho, foi encerrada a festa de São Bento, na Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte. A celebração além de reunir as abadessas e monjas que residem na casa religiosa, também contou com a participação de religiosas de outras congregações, fiéis de várias localidades e do bispo dom Gilberto Pastana que presidiu pela primeira vez esta festividade no Cariri.
Durante os dias de festa que tiveram início dia primeiro de julho, foram refletidos capítulos das Regras de São Bento, em latim Regula Benedicti. “Primeiro começamos com a obediência de São Bento na Santa Regra. Depois falamos a humildade, o voto de estabilidade que nós fazemos para este Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória e a caridade fraterna. Por último refletimos sobre a vida eterna. É um percurso que a gente faz até chegar ao que ele ensinou”, explicou a abadessa Maria José, afirmando ainda que a Congregação está “radiante de alegria” pela presença do bispo diocesano na celebração.

Em comunhão com a reflexão da festa, dom Gilberto ressaltou a importância do exemplo de São Bento e do seguimento de suas regras que levam a Cristo. “Todos nós fomos pensados amorosamente pelo Senhor para fazer a Sua vontade. São Bento soube, em sua época, no século V, atender o chamado do Senhor, soube em sua época unificar o espiritual e o material. A grande contribuição para a humanidade, de testemunho do Senhor, é a sua regra de vida. Ele não escreveu para vivê-la, ele escreveu aquilo que vivia. Porque ele vivia, ele escreveu. Porque ele experimentava ele colocou nas letras. Ele deixou uma espiritualidade de acordo com a vida do Senhor”, falou.
Dom Gilberto também destacou a famosa frase da Santa Regra “Ora et labora”, que significa orar e trabalhar. “A oração leva ao trabalho. A oração traz consigo o trabalho. A oração deve nos levar ao testemunho e o testemunho vivenciado de acordo com a vontade de Deus se torna oração”, concluiu.
A solene missa foi concelebrada pelo monsenhor José Alves e o padre Cícero Leandro, pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga.






