A equipe organizadora da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) está reunida no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato desde ontem (26.05) e deve permanecer até o próximo domingo (29.05). O objetivo é construir os passos metodológicos para a construção do evento, definindo os objetivos geral e específicos, proposta de cronograma e o projeto financeiro. Estas definições devem nortear os próximos passos para a ANPJ que acontecerá de 22 a 29 de janeiro de 2017, em Crato.
Nessa reunião, estão presentes 12 membros dos Grupos de Trabalho de Metodologia e Executivo que são assessores e coordenadores Nacionais das Pastorais da Juventude do Ceará, Piauí, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para participação da ANPJ serão distribuídas vagas para as 18 regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Cada regional realizará o processo de escolha de seus delegados e delegadas que virão com o objetivo de pensar a caminhada da PJ no Brasil, procurando definir os rumos que a pastoral deverá tomar nos próximos anos.
A grande expectativa para a Ampliada segundo Aline Ogliari, Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude, é que “ela traga novidade na forma de se articular, sem fugir dos princípios da organização, além de agregar experiências, renovar o desejo de construir a PJ, principalmente a juventude empobrecida procurando pensar qual é a “Esperança concreta”, como diz Papa Francisco. Pensar o que as Pastorais de Juventude podem oferece para as juventudes do Brasil dentro da sua diversidade e pluralidade”.
“A filha das CEBs volta para casa”
A escolha da Diocese do Crato para sediar o evento se deu devido a realização do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, realizado em 2014, e a PJ nasce das CEBs, então “A filha das CEBs volta para casa”, afirmou Aline. A secretária nacional ainda explica que a expectativa é que os participantes possam beber da mística das CEBs e tenham sensibilidade de acolher todos os elementos que esse chão traz, fortalecendo a caminhada das Pastorais da Juventude no Brasil a partir das experiências vivenciadas no Cariri.
Haverá mais um encontro presencial para planejamento com todos os membros em outubro, contudo acontecerão também encontros virtuais discutindo o processo de construção do evento.
A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude acontecerá de 22 a 29 de janeiro de 2017 no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, tendo como tema “Sertão, PJ romper barreiras, renovar esperanças e celebrar a vida”. O evento contará com a presença de cerca de 200 delegados(as).





