“O testemunho da misericórdia é a melhor comunicação”, diz Padre Acúrcio em evento promovido pela Pascom Diocesana

Compartilhe:

A comunicação vai além do envio ou compartilhamento de mensagens em redes sociais. Antes, deve ser ponte que favorece o encontro e a inclusão, uma verdade de amor que prima pelo testemunho da misericórdia enquanto caridade e empatia. Deve, portanto, expressar o sonho de Deus e a construção do Seu Reino. A reflexão é do Missionário da Misericórdia na Diocese de Crato, Padre Acúrcio de Oliveira Barros durante o “Café com a Comunicação”, evento promovido em alusão ao 50º Dia Mundial das Comunicações sociais, comemorado na manhã do último sábado, dia 21 de maio, em Juazeiro do Norte. A data, na verdade, foi celebrada nas Igrejas Católicas de todo o mundo no dia 08, mas, por coincidir com o Dia das Mães, a Pascom Diocesana achou conveniente adiá-la para o dia 21.

Proferindo palestra aos membros da Pascom nas paróquias, Padre Acúrcio defendeu ainda que a comunicação não pode ficar presa às portas das sacristias nem pode estar ligada ao âmbito individual/pessoal, mas promovendo uma cultura da misericórdia, da não violência, que discute as realidades da sociedade sem tendencialismo ou ideologias mundanas. “O testemunho da misericórdia é a melhor comunicação”, disse ele.

Num aceno à fala do padre, a advogada Josefa Costa, que integra a Pascom da Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte, também acredita numa comunicação que transcende a mensagem. Segundo ela, a pastoral, junto aos catequistas, podem, por exemplo, pensar formas de levar evangelização e orientação social ao mesmo tempo.

Os debates tiveram como norte a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada em janeiro. O texto, que está em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, é uma reflexão sobre as “sinergias profundas entre comunicação e misericórdia”, sobretudo, a partir do uso correto das redes sociais que devem ser utilizadas para a promoção do bem comum.

Uma Igreja que comunique o próprio Deus

Vigário-geral da Diocese, Padre José Vicente, também esteve presente ao “Café com a Comunicação”. De acordo com ele, é preciso que Igreja se comunique, procurando, sempre mais, manifestar ao povo e ao mundo uma palavra que torne mais conhecido o próprio Deus e o Seu projeto. “Esta é a grande necessidade que nós sentimos”, disse ele, acrescentando, ainda, que aos membros da Pascom cabe a missão de promover uma comunicação que reflita e realize o tempo de Deus e a solidificação do Seu Reino no meio do povo.

(Evento reuniu membros da Pascom para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Foto: Ingrid Monteiro)
(Evento reuniu membros da Pascom para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Foto: Ingrid Monteiro)

Encontro nas Foranias

Outro ponto discutido na manhã deste sábado durante o evento foi a realização de encontros nas Foranias para explanação do Diretório de Comunicação. O primeiro está agendado para o dia 30 de julho, na região forânea que compreende as paróquias de Campos Sales, Assaré, Tarrafas, Salitre e Potengi.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts