O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário: no coração e nos lábios

São Luís Maria Grignion de Montfort (1673 – 1716), considerado um dos primeiros defensores da Mariologia, é o autor de “O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário”. O livro foi escrito nos últimos anos de sua vida e é visto como uma obra que revela a sua maturidade como autor cristão.

Com uma abordagem didática e de fácil leitura, ele dividiu a obra em cinco capítulos (Mistérios), seguindo a alegoria do Rosário. Dentre eles, a cada Saudação Angélica, uma “rosa” é acrescentada ao entendimento dos méritos inigualáveis do Santo Rosário como meditação sobre a vida, a paixão, a morte e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Além do cunho catequético, São Luís alterna as explicações da origem (São Domingos e Beato Alain de la Roche), do significado das orações e das indulgências alcançadas, por meio desta devoção, com exemplos testemunhais de milagres e de conversões alcançadas pelo poder do Rosário.

Exorta-nos, a todo tempo, a praticar e a ensinar a devoção aos irmãos, pedindo que mantenhamos os ensinamentos do seu “livrinho” – assim modestamente o intitula – no coração e nos lábios. A amplitude das riquezas de santidade contidas nas orações e nas meditações do Rosário é compreendida porque “todos os nossos desejos e necessidades estão expressos no Pai-Nosso e na Ave-Maria”.

Foto: Reprodução

“Para os instruídos, tais mistérios são a fonte da mais profunda doutrina, enquanto a gente simples neles encontra um meio de instrução que lhe está perfeitamente ao alcance”. Assim, o Santo declara não haver nem sexo, nem idade nem qualquer outra condição que possa impedir alguém de rezar o Rosário.

Por fim, São Luís nos presenteia com orientações de como rezar o Santo Rosário de maneira digna, guiando-nos com a consciência e o discernimento de que, apesar da sua “simplicidade”, esta devoção é também a mais difícil oração para se rezar e perseverar, sobretudo “por causar distrações que quase inevitavelmente acompanham a repetição constante das mesmas palavras”.

Ler “O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário” é  uma experiência encantadora, que nos conduz a rezar assiduamente o Santo Rosário a partir dos seus ensinamentos de fé, de humildade, de confiança e de perseverança, confiando no agir salvífico de Nossa Senhora em nossas vidas.

Livro: O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário

Autor: São Luís Maria Grignion de Montfort

Editora: Minha Biblioteca Católica;

Ano de publicação: 2019;

Páginas: 288.

Ana Luiza Albuquerque, agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Crato – CE.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!