A nova coordenação diocesana de pastoral foi votada no último dia da assembleia da Diocese de Crato, 15, que aconteceu no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE. A assembleia iniciou ontem, 14, e teve como objetivo avaliar, planejar e propor aos padres, religiosos e leigos uma formação continuada às paróquias comunidades de comunidades.
Neste dia foi trabalhada a dimensão avaliativa onde os mais de 200 participantes fizeram a avaliação do Plano Diocesano de Pastoral (PPD) e das atividades e celebrações acontecidas no Ano Jubilar. Também as regiões foraneas traçaram metas e estratégias de ação missionária.
Decisões importantes para a caminhada diocesana foram tomadas na assembleia como a eleição da nova coordenação diocesana de pastoral que ficou assim definida: o coordenador diocesano será o Pe. Vileci Basílio Vidal, até então coordenador diocesano das Pastorais Sociais; no ministério da palavra continua a Francisca Silva; para o ministério da liturgia assumirá o Pe. Weslley Barros, padre que secretariou as atividades do ano jubilar; e no ministério da caridade quem estará à frente é Ana Geysa Grangeiro. Todos com suas respectivas equipes.

Para a nova coordenação o ex- coordenador, Pe. Edmilson Neves, que assumiu de 2000 a 2014, disse desejar que ela possa conduzir os passos pastorais da diocese sempre atento ao grande apelo que hoje nasce referente as comunidades, com um olhar especial para as paróquias como comunidade de comunidades, paróquias missionárias, uma igreja próxima das pessoas que não tenha medo de se aproximar mais e mais dos fiéis. “Que o novo coordenador possa ser muito feliz, que a nova coordenação possa ser bem sucedida, e colocar em prática o que a assembleia vem apontando que é o sopro do Espírito Santo para a igreja nos próximos anos”, disse.
O novo coordenador, Pe. Vileci Basilio Vidal, que possui um destaque especial na caminhada com as Comunidades Eclesiais de Base, disse se sentir tranquilo para assumir esta nova missão, que terá como compromisso dar continuidade ao trabalho iniciado pela coordenação anterior. Sobre os primeiros passos a serem dados, o coordenador disse que é seguir as pistas de ação construídas na assembleia diocesana e colocadas como prioridade para se concluir o próximo plano de pastoral, que será desenvolvido em 2015. Cada ministério terá uma pista de ação a nível diocesano.
“Nós vamos trabalhar o que a assembleia esta propondo que é a questão da paróquia missionária. 2015 será o ano de construir o próximo plano diocesano então teremos um trabalho intenso voltado para a base e esta base esta firme na vida da paróquia. Paróquias missionárias supõe mudanças no sentido de impulsionar o desejo de fazer a missão continuar estando abertos ao mundo e saindo da realidade eclesiástica”, falou Pe. Vileci.

Nova coordenação e a comunicação
A evangelização através da tecnologia será assumida como prioridade pela nova coordenação. “É necessário se ter criatividade e dinamismo para atuarmos enquanto igreja na era da globalização e para isso daremos prioridade a comunicação. O site da Diocese de Crato já deu o passo inicial e esta sendo referencia, como citou ontem o Cônego Edson Oriolo. A Basílica Nossa Senhora das Dores também está fazendo isso. Esta ação facilita a interligação de informações fazendo acontecer a socialização dentro de uma comunicação mais autentica e integrada em um conjunto diocesano”, disse o Pe. Vileci.
A proposta de assumir a evangelização através da comunicação faz com que as boas notícias que acontecem nas pastorais, comunidades, paróquias e em toda a Diocese sejam anunciadas além fronteiras, fazendo com que o anuncio do evangelho chegue com agilidade, na era da informação, a muitas pessoas, provocando assim o desejo do encontro pessoal com Jesus, conforme instiga o Documento de Aparecida quando fala da necessidade de fazer com que a missão da igreja testemunhe a todos os povos a proximidade com o próprio Deus.
Outras decisões
Novos Referenciais Foraneos: Forania I, Pe. Lindolfo Lindomar Ferreira Cunha; Forania II, Pe. Valdênio Nergino Ferreira; Forania III, Pe. Idemário da Silva Muniz; Forania IV, Pe. Benedito Evaldo Alves; Forania V, Pe. Francisco César Pereira Retrão.

Membros do Conselho Presbiteral: além dos padres referenciais foraneos participam os vigários gerais, Monsenhor Dermival Anchieta Gondim e Pe. José Vicente Pinto; convidados, Pe. Edmilson Neves e Pe. Weslley Barros; o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Vileci Basilio Vidal; o reitor do seminário diocesano São José, Pe. Antônio Edson Bantim de Oliveira; e o ecônomo, Pe. Joaquim Ivo.
Participarão do Colégio de Consultores: Monsenhor Dermival Anchieta Gondim, Pe. José Vicente Pinto, Pe. Joaquim Ivo, Pe. Vileci Basilio Vidal, Pe. José Adelino Martins Dantas e Pe. Edmilson Neves.





