Nota de pesar pelo falecimento do Mons. Nicodemos Benício

Compartilhe:

A Diocese de Crato, através do pastor diocesano, emitiu nota de pesar pelo falecimento do Monsenhor Nicodemos Benício, ocorrido nesta terça-feira, 06 de maio. O sacerdote era o decano do clero, tendo 102 anos de vida e quase sete décadas de ministério ordenado.

NOTA DE PESAR

Crato, Ceará, 06 de maio de 2025

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2Tm 4,7)

Com profunda dor, mas envoltos pela luz da fé, comunicamos ao povo de Deus o falecimento do Monsenhor Nicodemos Benício Pinheiro, sacerdote do clero da Diocese de Crato, ocorrido nesta terça-feira, 6 de maio de 2025, na cidade de Jati–CE, onde residia. Tinha 102 anos e era o presbítero mais antigo da nossa Igreja Particular.

Nascido em 30 de junho de 1922, na cidade de Jaguaribe–CE, ainda criança veio com a família para o Crato, onde floresceu sua vocação, alimentada no seio de uma família cristã e pela experiência vivida em um Congresso Eucarístico. Ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1955, por Dom Francisco de Assis Pires, entregou-se com generosidade à missão de conduzir, à luz do Evangelho, o rebanho a ele confiado.

Exerceu seu ministério pastoral com humildade e fidelidade em diversas paróquias, passando por Caririaçu, Brejo Santo, Parambu, Jati, Porteiras e Penaforte. Em Jati, sua última morada terrena, dedicou-se com fervor à evangelização, fundando movimentos e fortalecendo a fé do povo simples com quem partilhou a vida e os sacramentos. Sua longa existência foi um altar permanente, no qual se consumiu silenciosamente, como vela acesa, levando a Cristo tantos corações.

Do alto de sua sabedoria e serenidade, afirmava com convicção: “Para mim, trabalhar na Igreja é uma grande honra e felicidade, porque vejo nela a portadora da verdade e sinal de salvação.”

Ao Senhor da messe, rendemos graças pela vida e missão deste servo bom e fiel. Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja e Mãe dos sacerdotes, o conduza à morada dos justos, onde não há mais dor nem lamento, mas eterna paz.

Unimo-nos em oração aos seus familiares, amigos e fiéis que com ele caminharam, certos de que o céu hoje se ilumina com o reencontro daquele que aqui foi luz.

Em Cristo Ressuscitado,

Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap
Bispo Diocesano do Crato

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts