Nota de condolências às Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus

A Diocese de Crato, na pessoa de seu pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana, emitiu nota de condolências à Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus pelo falecimento da Madre Nobre, aos 99 anos, neste sábado, dia 19 de dezembro, no Hospital São Miguel, em Crato. Ela tinha 82 anos vida religiosa e residia no Abrigo Jesus Maria José, na mesma cidade.

Anunciada Nobre, seu nome de batismo, era natural de Juazeiro do Norte – CE. Aos dezessete anos, ingressou na Congregação fundada por Dom Quintino, primeiro bispo de Crato. Ao tornar-se religiosa, adotou o nome “Irmã Nobre”.

Em nota, a superiora geral, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, disse que Madre Nobre “era uma Irmã de grande santidade, sua retidão nas atitudes por pequenas que fossem e no desempenho das tarefas era algo edificante” e que em sua caminhada religiosa “uma seguidora fiel de Jesus, firme e segura na vocação escolhida”. Além disso, foi “uma coluna forte que sustentou a Congregação com a oração, a missão e vivência em comunidade”, disse Madre Vera.

Nota de condolências às Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus

Crato, Ceará, 20 de dezembro de 2020

À querida Madre Vera Lúcia e Congregação FSTJ

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte” ((Isaías 57, 2).

Recordo as palavras do profeta Isaías, para manifestar a nossa solidariedade pelo falecimento da Madre Nobre, aos 99 anos, ocorrido neste sábado, 19 de dezembro, vésperas do quarto Domingo do Advento.

Madre Nobre foi escolhida para se consagrar a Deus pelos votos religiosos ao serviço do Senhor. Seguindo os ensinamentos do evangelho, esforçou-se por seguir mais de perto a Jesus Cristo, na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus. Devotava um amor apaixonado à sua Congregação, dedicou a sua vida aos muitos cargos a ela confiados, por meio dos quais produziu frutos abundantes.

O seu Anunciada evoca à figura da  Santíssima Virgem Maria, que ao receber do anjo o anúncio para ser a Mãe do Salvador, foi ela mesma  anunciada ao mundo coma a santa mulher, escolhida por Deus para o mistério sublime da salvação. Assim também, Madre Nobre veio à Congregação como a Anunciada, por amor e vocação, consagrando-se totalmente ao Amor na missão que fielmente exerceu nesses mais de oitenta anos de vida religiosa.

Unindo-nos às irmãs da Congregação, aos demais familiares e amigos, elevamos a nossa prece solidária, na certeza de que Madre Nobre já goza das alegrias eternas, reservadas para àqueles que, na vida, souberam amar a Cristo servindo os irmãos.

Em Cristo ressuscitado,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira