Nota de condolências à Diocese de Iguatu

O bispo diocesano de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, comunicou, nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, o falecimento do seu predecessor, Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, primeiro bispo dessa Igreja Particular.

Dom Gilberto Pastana, de Crato, enviou nota de pesar e solidariedade, ressaltando os laços entre as duas dioceses.

Natural de Russas – CE, Dom José Mauro tinha 94 anos de vida e 70 de sacerdócio. Foi o primeiro bispo de Iguatu, nomeado pelo Papa João XXIII. Permaneceu no pastoreio por 38 anos. O lema que o acompanhou, exorta: “Enchei o íntimo do coração”.

Saiba mais, aqui: https://www.diocesedeiguatu.org.br/nota-de-falecimento-de-dom-jose-mauro-ramalho-de-alarcon-e-santiago/

Leia a nota na íntegra:

Nota de condolências à Diocese de Iguatu

Ao irmão no Episcopado, Dom Edson de Castro Homem

É com pesar que a Diocese de Crato recebe a notícia do falecimento do primeiro Bispo de Iguatu, Dom Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, aos 94 anos, ocorrido nesta segunda-feira (9).

Recordo duas circunstâncias que nos ligam, profundamente, mais ainda neste momento. A primeira, é que a Diocese de Iguatu fora desmembrada de Crato, em 02 fevereiro de 1962. A segunda, é que fora Dom Vicente Matos, meu predecessor, um dos bispos sagrantes de Dom Mauro, nesse mesmo ano. São fortes, portanto, os laços que unem essas duas dioceses.

Ilumina-nos e conforta-nos o lema que acompanhou Dom Mauro no exercício do Ministério Episcopal, sobretudo neste Tempo do Advento: “Enchei o íntimo do coração”. Lembremo-nos sempre dele. É a manifestação da confiança serena no Cristo e na esperança da feliz ressurreição.

Daqui, elevamos a Deus nossas orações pelo descanso eterno de Dom Mauro, ao tempo em que agradecemos pelo seu testemunho e a sua missão. Que ele seja recebido no Reino de luz e paz, por tão fielmente ter servido à nossa Igreja no Ceará.

Em Cristo que há de vir,

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo Diocesano de Crato