Na noite de hoje, 31, às 19h, dia da Santíssima Trindade, centenas de fiéis se reuniram na praça da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato – CE, para a tradicional coroação de Nossa Senhora, que neste ano trouxe como tema: “Nossa Senhora Rosa Mística”.
O pároco da catedral, Padre Edimilson Neves Ferreira, explicou que a coroação é um sinal de reconhecimento da comunidade ao papel singular que a Virgem Maria exerce no mundo.
A coroação foi antecedida pela celebração da Solenidade da Santíssima Trindade, onde Dom Fernando fez uso das palavras proferidas pelo Papa Francisco no Ângelus, e ressaltou com intensidade a palavra unidade, dizendo que todos são chamados à comunhão fraterna sendo assim Igreja, pois todos são filhos de Deus amor. “Somos chamados, queridos irmãos, a sermos uns com os outros e para os outros, povo de Deus que nasce da unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Uma Igreja que é da vontade de Deus, é o povo que nasce da comunhão do amor que é Deus”, afirmou.

Para Luci Belém, participar da coroação é um ato de ação de graças pelo sim que Maria deu a Deus para trazer a salvação ao mundo. “Participar da coroação é um grande ato de fé, de agradecimento a essa mulher tão terna que o senhor escolheu para ser mãe do nosso salvador. Coroar Maria é fazer a vontade de Deus, assim como ela nos ensina dizendo: ‘Fazei tudo o que ele vos mandar’”, disse.
Segundo historiadores, a tradição da coroação de Nossa Senhora na Catedral, que já acontece há 115 anos, teve início com o Padre Quintino, que mais tarde foi eleito o primeiro bispo da Diocese de Crato.
O tema
Nossa Senhora Rosa Mística, foi o tema escolhido para a coroação na Catedral Nossa Senhora da Penha em 2015.

Sendo uma das invocações da ladainha, o tema recorda a aparição de Nossa Senhora, em 1947, voltada aos consagrados, afim de que vivam com fidelidade o seu chamado.
Pe. Edimilson enfatizou o fato de Maria ser participante ativa no projeto de Salvação da humanidade. “Nossa Senhora ocupa um dos lugares principais na história da salvação, porque se Cristo é o salvador, através de Maria entrou o salvador da humanidade, conforme disse o próprio Anjo Gabriel: ‘Ave cheia de graça, bendita entre as mulheres’, portanto, há em Maria uma eleição toda especial da parte de Deus que faz de Nossa Senhora uma participante no processo da salvação, de forma que é impossível pensar em Cristo, no cristianismo sem olhar para Maria”, disse.





