Nordestão de Liturgia teve inicio hoje

Compartilhe:

Aproximadamente 150 pessoas, vindas de diversos estados do Nordeste, estão participando do curso de formação litúrgica, Nordestão de Liturgia, que teve seu inicio na tarde de hoje, 12, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE.

O curso tem a coordenação de dom Fernando Panico, bispo de Crato e referência para Liturgia no Regional Nordeste I, Pe. Francisco Ivan de Souza, coordenador Regional do NE I para Liturgia e Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos, coordenador do Curso de Extensão. O objetivo desta realização é fazer com que os participantes possam construir, como discípulos missionários de Jesus Cristo, um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas, à luz da Tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito que é fonte de uma liturgia orante e inculturada, no chão nordestino.

“Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem. O que celebramos? Por que celebramos? O Nordestão de Liturgia deve implantar em nós o desejo de ao colocarmos as comunidades diante da palavra de Deus, o povo não só queira ouvi-la, mas tenham a vontade de buscar o encontro pessoal e comunitário com Cristo, que dar os rumos de nossa igreja”, falou dom Fernando na acolhida aos participantes.

O bispo disse ainda considerar esse momento muito significativo por reunir pessoas que querem encontrar a luz que é a liturgia. “Rostos com traços nordestinos, traços que faz comungar com a missão do povo de Deus”, afirmou e disse ainda que esperar que ao final desta edição todos possam dizer que valeu a pena, “e tudo vale a pena quando o coração não é pequeno”.

Dom Fernando Panico na acolhida aos participantes do Nordestão de Liturgia 2015. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando Panico na acolhida aos participantes do Nordestão de Liturgia 2015. (Foto: Patrícia Silva)

Grandes nomes, a nível regional e nacional, dos estudos sobre liturgia estão facilitando o encontro. Dentre eles, além de dom Fernando, está o Pe. Jonilson Torres Resende, Pe. Marcelino Sivinski, Pe. Francisco Ivan de Souza, Pe. Josenildo Nunes, Pe. Hernaldo Pinto Farias, Pe. Alberto Reani, Pe. Aureliano Gondim, Pe. Gustavo Haas e Pe. Weslley Barros.

Para os participantes que vivenciam o curso de extensão litúrgica em três etapas, sendo uma a cada ano, esse momento além de propiciar um melhor aprofundamento sobre a celebração do mistério pascal de Cristo, se torna também um espaço onde são semeadas sinceras amizades. “O Nordestão nos possibilita compreendermos a celebração da Santa Missa para bem celebrarmos em nossas comunidades e, sendo bem celebrada, a liturgia transforma a comunidade. Estou muito satisfeito com o que aprendi até aqui e espero obter mais conhecimento, mais crescimento através das trocas de experiências para levar a minha comunidade”, afirmou Lucenildo Lima, que está na 3ª etapa.

O curso acontecerá até o dia 22 de janeiro e na programação os participantes terão a oportunidade de compreender a liturgia para melhor celebra-la, entender os sacramentos para melhor compreender o mistério pascal e vivenciar os sacramentos para celebrar melhor uma liturgia inculturada tudo isso através de uma dinâmica marcada pela participação e conhecimento em mutirão.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts