No mês de maio, Papa pede orações pelos movimentos e grupos eclesiais

Compartilhe:

Intenção

Pelos movimentos e grupos eclesiais

Rezemos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão evangelizadora, pondo os próprios carismas ao serviço das necessidades do mundo.

Reflexão

Somos convidados a rezar neste mês pelas associações de fiéis, pelos movimentos eclesiais internacionais e pelas muitas comunidades cristãs, para que desempenhem juntos uma verdadeira missão da Igreja. Cada um é chamado a desenvolver a sua missão evangelizadora a partir dos próprios carismas, mas todos devem estar ao serviço das necessidades do mundo.

A evangelização é uma missão comum a todos os batizados. Não é apenas para alguns, mas para todos. Sublinha o Papa Francisco que «quem recebeu o Batismo tem a tarefa de evangelizar». Aqueles que, depois, evangelizam inseridos em movimentos e grupos concretos da Igreja de Cristo devem fazê-lo com criatividade, solidariedade e dedicação, para serem um verdadeiro testemunho evangélico capaz de chegar até às periferias existenciais das nossas sociedades.

O Evangelho chama-nos a partir, põe-nos em movimento, disponíveis para sairmos dos nossos interesses pessoais em direção ao outro. O descentramento é uma verdadeira atitude de serviço. Quando nos colocamos em missão tornamo-nos um sinal de vitalidade da Igreja, representamos uma força missionária e uma presença profética geradora de esperança. Diz ainda o Papa Francisco que temos de procurar «viver e fazer frutificar aqueles carismas que o Espírito Santo, através dos fundadores, confiou a todos os membros das realidades agregativas, em benefício da Igreja e dos numerosos homens e mulheres a quem se dedicam no apostolado».

Assim, rezamos para que o seu serviço missionário seja humilde, imitando o exemplo que nos deu Jesus ao lavar os pés dos discípulos.

Oração

Obrigado, Pai, por nos dares vida pela ação do teu Espírito em tanta diversidade de dons e carismas para a missão. Desejamos viver o nosso Batismo com fidelidade e entrega, dando testemunho do Evangelho na nossa vida quotidiana. Ajuda os movimentos e grupos da tua Igreja a serem espaços fecundos de serviço e entrega aos outros. Que todos os seus membros vivam com amor a disponibilidade ao serviço dos irmãos e irmãs. Nesta Rede Mundial de Oração, pedimos-te especialmente pelos jovens e crianças do MEJ, Movimento Eucarístico Juvenil, para que vivam cada dia ao estilo de Jesus, dando testemunho de Cristo Eucaristia com eucaristias vivas e abertas a todos, ao serviço das necessidades do mundo. Ámen.

Desafios

– Abertura às necessidades do mundo: Participar na missão da Igreja em favor dos mais frágeis.

– Descentramento: Viver a fé com disponibilidade para o outro.

– Disponibilidade: Atuar movido pelo bem do outro.

– Voltar à fonte: Deixar-se moldar pela vida de Jesus.

– Serviço: Participar ativamente num movimento ou grupo eclesial.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Antonio Hilton da Silva, CSJ

Nascimento: Religioso: Congregação de São José – Josefinos de Murialdo Ordenação diaconal: 19/06/2022 Ordenação sacerdotal: 04/02/2023 Estudo: Filosofia, em Brasília–DF — 2015/2016 Magistério, Mendoza (Argentina)