É com muito amor e devoção que os fiéis da Paróquia de São Francisco, em Brejo Santo, celebram o “Mês Mariano”. Por iniciativa dos próprios leigos, os exercícios espirituais iniciaram ainda nos últimos dias de abril, e será concluído no próximo dia 30.
A devoção mariana sempre foi muito expressiva na comunidade. Recordam algumas pessoas que, o anúncio de ereção canônica da Paróquia de São Francisco, foi recebido no ano passado, exatamente no encerramento deste lindo mês.
“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5) – este é o tema que tem direcionado essa devoção, este ano. Maria assume na vida da comunidade o papel que assume na própria Igreja: direciona os nossos olhares para o que ensina Jesus. Assim, todas as noites, às 18h30min, os devotos se encontram na Matriz de São Francisco para rezarem a meditação do dia. Após a celebração eucarística, caminham com a imagem de Nossa Senhora para visitarem uma família. Na ocasião, atende-se o pedido de Maria, recitando-se o santo terço. Essa prática está presente também em muitas das comunidades da Paróquia.
Esse carinho filial não se expressa somente no Mês de Maio. Todos os meses, no dia 13, celebra-se a missa devocional a Nossa Senhora, em razão de suas aparições em Fátima. Preparado com a orientação do pároco, Padre Arnaldo Pereira, em louvor ao Centenário destas aparições, este mês, a data será celebrada de maneira especial. Ao meio dia, após a missa, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima será adornada com uma coroa, um manto e um terço, como gesto de carinho à Mãe de Deus. À tarde, a partir das 13h30, a cada meia hora, será recitado o terço mariano pelos diversos grupos e pastorais. No fim da tarde, às 18h, uma “procissão luminosa” acompanhará essa mesma imagem pelas ruas do bairro, como demonstração pública do amor à Mãe de Jesus.
Tendo Maria Santíssima como Mãe, assim como São Francisco, os fiéis já aclamam Nossa Senhora do Rosário de Fátima como co-padroeira da comunidade paroquial.







