Na Solenidade do padroeiro São José, Paróquia de Missão Velha celebra 270 anos

Compartilhe:

Celebrou-se neste dia 19 de Março, em toda Igreja, a solenidade de São José. No município de Missão Velha, a 42 km de Crato, a data convidou os paroquianos e devotos, vindos das cidades circunvizinhas – e de outras mais distantes – a deterem-se em veneração por dupla festa: a memória do santo padroeiro e os 270 anos criação da paróquia.

“Numa circunstância como essa, a gente expressa toda a alegria de ser cristã católica, ao ver a nossa Igreja construindo, já aqui na terra, o Reino de Deus”, expressou Wilma Quinderé, que tem significativo papel na paróquia, principalmente na função de catequista.

As chuvas que banharam o Cariri, no raiar do dia dedicado a São José, a quem os agricultores recorrem na esperança de um bom inverno, também foram motivos de louvor e gratidão. O aposentado José Bonfim, de 70 anos, disse que plantou pouco este ano, mas isso não o impediu de continuar invocando, com confiança, o patrocínio do santo patriarca da Igreja. “Eu quase não plantei, mas a gente tá aqui esperando que seja um inverno bom pra nós. A fé em São José é maior”, garantiu.

Na Igreja Matriz, a cerimônia eucarística começou às nove da manhã, sob a presidência do bispo Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo pároco, Padre Antônio Luiz do Nascimento, e pelo vigário, Padre Cícero Mariano, assistida pelos diáconos Francisco Manoel, Raphael Hernandez e Tiago Landim. Os devotos que chegaram meia-hora antes encontraram o templo lotado. Perto das oito da manhã, o público já superava o número de assentos. Teve quem se aglomerasse nas laterais, pressionados pela quantidade de pessoas. Outros não conseguiram se quer atravessar os degraus, para chegar à porta central.

Celebrar a descendência de filhos de Deus, devotos de São José

Ao dirigir-se à assembleia, o pastor diocesano apresentou algumas reflexões, no intuito de que cresça, ainda mais em todos, a devoção ao Patrono da Igreja que serviu ao Senhor, em justiça e obediência, de maneira exemplar.

“Todo festejo de um padroeiro deve nos unir ainda mais, sobretudo, nos propósitos e valores cristãos. Deve provocar, em nós, o encontro com os irmãos. E Deus nos proporciona isso a partir do seu ensinamento, para que nós renovemos a nossa pertença”, iniciou.

Em seguida, comentou as Leituras do dia, apontando que estas “recordam um fato que não podemos esquecer: a nossa descendência. Como protetores e defensores de São José, nós nos reunimos para passar essa história para nossos filhos e netos”. O Evangelho do mesmo modo – continuou Dom Gilberto – acrescentando que, assim como José teve a sua missão específica, “nós também temos uma”.

“Se Deus nos permite viver, é porque temos uma missão que tem de ser cumprida, para que possamos ganhar o céu. E o que ele quer nos ensinar neste dia de hoje?”, questionou, convidando os devotos a refletirem quanto às duas qualidades presenta na figura de São José, apontadas no Evangelho. “A primeira é a obediência a Deus. São José não obedeceu aos seus impulsos e pensamentos. Curvou-se, teve humildade para obedecer à vontade de Deus. Esse é um exemplo que nós devemos seguir. A segunda qualidade é a justiça. São José era um homem justo. E sê-lo, diante de Deus, é ser verdadeiro, é ser autêntico”, ensinou o pastor diocesano.

Por fim, comentando ocasião tão cara aos paroquianos, duzentos e setenta anos da igreja viva, recordou: “Vocês também celebram essa descendência, recebendo e evangelizando através da Palavra, para que estes valores de São José, que são humanos e cristãos, não se percam. Festejar um padroeiro, é festejar o seu exemplo, os seus valores. Saíamos, então, daqui, obedientes àquilo que a Igreja nos pede e àquilo que o Papa Francisco tem testemunhado. Combatamos as injustiças, as corrupções, sejamos discípulos de Jesus, pelo exemplo de São José”, exortou.

A criação da Paróquia de Missão Velha, edificada sob o patrocínio de São José e a contribuição dos frades capuchinhos, data de 1748. Sendo desmembrada do município de Icó, é a mais antiga da Diocese de Crato.

Texto e vídeo: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Fotos: Mychelle Santos/Colaboradora

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts