Até o próximo dia primeiro de janeiro de 2017 dom Fernando Panico deve cumprir uma agenda de celebrações de despedida nas cinco foranias da diocese de Crato e neste dia 14 de outubro, foi a vez da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, em Altaneira. Esta celebração foi ainda mais especial, pois está paróquia foi a primeira que dom Fernando criou em seu episcopado na diocese.
“Lembro que no ano 2001, quando assumi a diocese de Crato, uma comissão de Altaneira foi me visitar na cúria fazendo o pedido para criarmos uma paróquia. Começamos a estudar e quando vimos que estava tudo pronto, não hesitei, criamos esta paróquia dedicada a Santa Teresa D’Ávila. Foi a primeira paróquia que criei aqui na diocese de Crato. Vocês são meus primogênitos”, recordou bispo durante a homilia.

Dom Fernando ainda falou sobre o testemunho de Santa Teresa como uma mulher forte e corajosa que teve ideais inspirados no evangelho de Jesus e, ao anunciar que aquela seria a última celebração dele como bispo diocesano naquela paróquia foi aplaudido intensamente, como uma forma de reconhecimento de todo o trabalho que tem feito pela diocese, pelas paróquias, pelas comunidades.
O pároco, padre Francisco Alberto Neves Nascimento, um dos sacerdotes ordenados por dom Fernando, resumiu o sentimento dos paroquianos afirmando ser este um momento de emoção e gratidão ao bispo diocesano por toda sua doação de vida à Igreja. “Dom Fernando o senhor sempre será o quinto bispo da diocese de Crato, sempre será o bispo de nossa paróquia e sempre será o bispo do coração de Santa Teresa”, disse o padre emocionando a todos.

Com a serenidade que sempre teve durante os quinze anos à frente da diocese de Crato e utilizando as palavras da doutora da Igreja, nesta última noite de novena, dom Fernando deixou um ensinamento aos fiéis: “A paciência tudo alcança. Sejamos pacientes nas perseguições, nas injurias, nas mentiras que inventarem contra nós. E o que alcança a quem tem Deus? Nada lhe falta. Busquemos o céu”.
Assim, com este celebre ensinamento, o bispo foi homenageado no final da celebração que aconteceu na praça em frente à Igreja Matriz, pelo coral Vozes do Rei, de Santana do Cariri, que representou toda comunidade naquele momento cantando para dom Fernando o Hino de Santa Teresa, “Nada de Perturbe”.





