Na Celebração da Mãe das Candeias, “recordamos Maria, aquela que nos traz a Luz que é Jesus”

Compartilhe:

Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, a Missa solene das nove da manhã foi presidida pelo Cardeal e Arcebispo de Brasília (DF). Dom Paulo César Costa, concelebrada por seus irmãos no episcopado, o bispo da Diocese de Crato (CE), Dom Magnus Henrique, e o bispo da Diocese de Patos (PB), Dom Eraldo Bispo da Silva, e de padres desta e de outras dioceses do país.

“Neste dia especial vieram nos encontrar com a mãe. Viemos te todas as partes – eu também vim como romeiro –, viemos até aqui porque a presença de maria é uma presença que nos consola”, recordou o Arcebispo, no início de sua homilia. “Jesus é a luz, e Maria é aquela que nos traz a luz que é Jesus, a luz que ilumina as nações. Vimos por que a presença de Maria é uma presença que nos consola. Essa é a certeza que temos, que nós não estamos sozinhos, ela caminha conosco, e o seu filho Jesus caminha conosco”. Dom Paulo César refletiu ainda o gesto que a família de Nazaré: José e Maria apresentam Jesus. “A vida é também um constante apresentar-se a Deus,  é onde colocamos no altar do Senhor nossas alegrias, nossas dores, as nossas preces. Olhemos para os exemplos de vida, de Jesus, de José, de Maria”, concluiu.

Retirada do Evangelho de São Lucas, a Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, celebrada neste dia 2 de fevereiro, faz memória de Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária – todos estes títulos designam a mesma Nossa Senhora -, e está entrelaçada a purificação de Nossa Senhora e Apresentação do Menino Jesus no Templo.

A missa das nove da manhã é um convite aos romeiros e devotos a refletirem sobre a devoção da Mãe das Candeias a experiência da luz, que mais a frente, no cair do dia, se manifesta, publicamente, na tradicional procissão luminosa.

Em agradecimento a presença nesta grande festa, o bispo de Crato, presenteou Dom Paulo César com uma pequena lembrança das terras romeiras e missionárias, representação do trabalho, fé e devoção deste povo.

Galeria:

Texto: Jornalista Mychelle Santos

Fotos: Maria Tereza N.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts