Monsenhor Honor: 65 anos de vida doada à Igreja no sacerdócio

Compartilhe:

Em 8 de dezembro de 1955, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Dom Francisco de Assis Pires, segundo Bispo da Diocese de Crato, ordenava presbíteros na Sé Catedral os então diáconos José Honor de Brito Filho e Nicodemos Benício Pinheiro. Sessenta e cinco anos depois, o agora Monsenhor José Honor, acompanhado de familiares e em meio aos seminaristas diocesanos, celebrou seu aniversário sacerdotal. A Celebração aconteceu no Seminário São José, em Crato, onde tanto contribuiu e ainda hoje atua na formação dos novos padres.

Dadas as atuais condições de isolamento social, o sacerdote comemorou essa data privadamente, o que não diminuiu a beleza da festa por seu sacerdócio. Motivado pelos formadores e pelos seminaristas, Monsenhor Honor se preparou para a celebração da Santa Missa na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição. Ao canto da antífona “Tota Pulchra”, em honra à Imaculada Mãe de Deus, o sacerdote subiu ao altar de São José e, emocionado, iniciou a celebração. A Eucaristia foi concelebrada pelo Padre Acurcio Barros, Reitor do Seminário São José, Padre Cícero Luciano, Reitor do Seminário Propedêutico, e pelo Monsenhor João Bosco Cartaxo.

Na sua homilia, proferida em tom de louvor e gratidão a Deus, destacou o aspecto do sim de Maria, dado na liberdade e responsabilidade. Envolvido em gratidão, ao fim da celebração, o monsenhor encorajou a vocação dos seminaristas, desejando-lhes perseverança.

Biografia

 

José Honor de Brito Filho estudou o curso ginasial no Seminário São José e os cursos de filosofia e teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Ordenado sacerdote, foi formador e professor no Seminário São José, lecionando latim e grego por muitos anos. Foi secretário de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, terceiro Bispo de Crato. Esteve a frente do pastoreio da Paróquia São Miguel, em Crato, onde exerceu intensa atividade pastoral, sobretudo na promoção humana. Atualmente, auxilia na formação dos seminários Dom Fernando Panico (Propedêutico) e São José.

Monsenhor Honor é conhecido por sua simplicidade e vitalidade, conjugadas a uma inteligência sempre em busca de saber mais para melhor servir a Jesus Cristo. Sua pregação é eco dos principais valores evangélicos, tais como a liberdade, solidariedade e responsabilidade.

Texto: Seminaristas Filipe Gonçalves e Rodrigo Rêmulo

Fotos: Equipe de Comunicação- Seminário São José

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts