Monjas Beneditinas completam 12 anos que estão presentes na Diocese de Crato

Compartilhe:

Há 12 anos a Abadia Nossa Senhora da Vitória era instalada na Diocese de Crato, em Juazeiro do Norte- CE, ainda como Mosteiro e, para comemorar esta festividade, hoje dia em que a igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Fátima, as monjas beneditinas, junto com dezenas fiéis, participaram de uma Missa, presidida por Dom Fernando Panico, que teve como intenção especial esta comemoração.

Na celebração Dom Fernando recordou que o desejo de ter o mosteiro na Diocese de Crato, a qual ele havia sido recentemente nomeado, veio antes de assumir a diocese. “Era 15 de junho de 2001 e eu estava indo para a ordenação episcopal de um amigo meu, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Recife. No caminho passei pela cidade de São Cristovão e me disseram que lá havia um mosteiro. Fui até ele e diante das irmãs, escutei os clamores da Madre Maria Aparecida Menezes do Couto sobre o desejo de se mudarem do local, pois o ambiente já não estava mais apto para acolhê-las. Ainda hoje eu me lembro que, diante dela, eu me ajoelhei e disse que a Diocese de Crato estava de portas abertas para acolhê-las. Elas me agradeceram e alguns meses depois entraram em contato começando assim a missão delas em nossa região”, relatou.

Celebração pelos 12 anos da Abadia Nossa Senhora da Vitória, na Diocese de Crato. (Foto: Patrícia Silva)
Celebração pelos 12 anos da Abadia Nossa Senhora da Vitória, na Diocese de Crato. (Foto: Patrícia Silva)

Nestes doze anos de presença no interior do Estado, grandes avanços aconteceram na Congregação, dentre eles pode ser citada a elevação de Mosteiro para Abadia em 18 de março de 2014, sendo a primeira do Ceará, dentro das comemorações pelo centenário da Diocese de Crato.

A abadessa Maria Aparecida disse que se sente realizada com o crescimento da Congregação na região. “Para nós é um tempo de graça, de experiência da presença de Deus. Aqui realmente é uma cidade abençoada. Quando anunciamos que vínhamos para cá as pessoas diziam ‘essas loucas vão para lá passar fome’, e hoje eles tem uma ideia maravilhosa de Juazeiro. Nos sentimos em casa. Nós tínhamos outros convites para irmos para outros lugares. Viemos para uma visita de sondagem atendendo ao convite do Dom Fernando, e estamos aqui até hoje. Só temos a agradecer a Diocese pela acolhida e a Deus pelo crescimento de nossa comunidade”, afirmou.

A Abadia Nossa Senhora da Vitória que foi instalada em 13 de maio de 2003 hoje é um dos pontos de visitação para os romeiros que vem fazer suas peregrinações em Juazeiro do Norte.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts