Missa Solene marca despedida de Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Reunidos na Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato, familiares, amigos, colegas de sacerdócio e integrantes de vários segmentos da sociedade cratense, elevarem preces em sufrágio do Monsenhor Gonçalo Farias Filho, falecido neste domingo, dia 05.

O corpo do Monsenhor foi acolhido em torno das 7h de hoje, com celebração de exéquias com Santa Missa, presidida por Dom Gilberto Pastana, com a participação de padres Diocese de Crato e também da Diocese de Iguatu, que trajavam estola roxa, em sinal de esperança.

Na homilia, o bispo agradeceu a dedicação e colaboração de Monsenhor Gonçalo à Igreja de Crato, afirmando que “ele levou seu ministério com muito zelo, e, no desempenho de suas atividades, era uma pessoa atualizada com o mundo”. E, apesar do sentimento de comoção e tristeza que se apodera sobre todos os que lhe tinham apreço, lembrou às palavras confortadoras do Evangelho: “Não se perturbe o vosso coração” (Jo 14,1-6).

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o sacerdote, o pastor diocesano deu uma dimensão de suas qualidades: “Sempre afável e atencioso a quantos o procuravam, era comunicativo e vivia sempre de permanente bom humor. Notabilizou-se como um bom orador e era apreciado por sua inteligência cintilante, pelos sólidos conhecimentos e pela facilidade que tinha ao se expressar”. “Com a chegada da velhice” – prosseguiu Dom Gilberto – “Monsenhor afastou-se voluntariamente das suas muitas atividades e discretamente viveu seus últimos anos na sua residência, recebendo toda assistência e conforto que lhe foram proporcionados por seus sobrinhos”. E concluiu: “Como bispo diocesano de Crato, sumamente agradecido por tudo que ele representou, elevo minhas preces que são, também, a dos fiéis, familiares e colegas de sacerdócio. E, com profundo pesar, peço que Deus receba, na Mansão dos Justos, este sacerdote; e aos que ficam nos conforte, nos abençoe e nos guarde em seu amor, pela intercessão de Nossa Senhora da Penha”.

Ao fim da Santa Missa, durante o canto de despedida, entoado pela Escola de Canto Iesus Salvator, composta por seminaristas, Dom Gilberto fez a aspersão e a incensação do corpo, que seguiu para o município de Icó, sua cidade natal, onde será sepultado.

Legado

Filho de Gonçalo Farias dos Santos e Julia Farias, Monsenhor Gonçalo nasceu em 08 de junho de 19927, na cidade de Icó, à época integrante da Diocese de Crato. Sua especialização religiosa foi a Teologia e a Filosofia, obtida no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza. Recém ordenado, foi professor do Colégio Diocesano e do Colégio Santa Teresa de Jesus, ambos em Crato, onde ensinou diversas disciplinas, com destaque para matemática, matéria que dominava com rara facilidade. Também foi professor e diretor da Faculdade de Filosofia e vice-reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Quando em 1967 Dom Vicente Matos (3º bispo) dividiu as duas paróquias da cidade, criando mais sete jurisdições pastorais, confiou ao então Padre Gonçalo à administração da Paróquia São Miguel, localizada no bairro de mesmo nome. Ali, ele exerceu o cargo de pároco por longos anos. Era considerado um bom orador com seus sermões objetivos e breves, escutados com unção pelos fiéis.

Foi ainda coordenador diocesano de Pastoral, assistente eclesiástico da Juventude Estudantal Católica (JEC), diretor da Fundação Padre Ibiapina e da Rádio Educadora do Cariri, diretor espiritual da Pia União das Filhas de Maria, diretor administrativo do Centro de Expansão, da Empresa Gráfica Limitada. Jornal “A Ação” e Cine-Educadora, além da presidência do Rotary Club e membro do Conselho Fiscal do Clube Recreativo Grangeiro.

Por: Jornalista Patrícia Mirelly